Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2010

    SECÇÃO: Cultura


    Máscaras rituais do Douro e Trás-Os-Montes no Centro Cultural de Alfena

    Máscara de BALBINA MENDES
    Máscara de BALBINA MENDES
    O Centro Cultural de Alfena vai receber, de 18 de Fevereiro a 17 de Março, a exposição intitulada “Máscaras Rituais do Douro e de Trás-os-Montes” da autoria de Balbina Mendes. Trata-se de uma mostra alusiva a máscaras de Carnaval.

    A exposição, que estará patente ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, inclui uma colecção de pinturas a óleo que retratam máscaras alusivas aos Carnavais tradicionais destas regiões.

    Em Portugal, as regiões do Douro e de Trás-os-Montes têm características peculiares, descritas por poetas, prosadores e músicos, pintores e bailarinas, empresários, políticos e cientistas, que lhes dão uma fortíssima personalidade. Fortemente enraizados, vindos da lonjura dos tempos, há cultos, tradições, rituais, que fascinam antropólogos e gente comum. Um deles é o das máscaras ou caretos, que mistura o sagrado e o profano, numa dimensão mágica única no país. Balbina Mendes, pintora transmontana, natural de Miranda do Douro, viveu tudo isso e agora, sentiu que era altura de transpor para as telas esse mundo conhecido e desconhecido, provocador, garrido e mordaz.

    As máscaras apresentadas saem à rua por ocasião das antiquíssimas festividades do solstício de Inverno (de 26 de Dezembro a 6 de Janeiro) ou do Carnaval. Esta exposição integra um projecto mais amplo, com um livro e um DVD, também disponíveis para consulta no recinto da exposição.

    Dedicando-se actualmente em exclusivo à pintura, em Balbina Mendes despertou muito cedo o interesse pela arte, que desenvolveu em simultâneo com o Ensino. Desde 1989, data em que realizou no Porto a sua primeira exposição, a autora tem realizado largas dezenas de exposições em Portugal e no estrangeiro.

    WORKSHOP

    "NO MEU MUNDO

    VOU SER

    QUEM QUISER"

    No âmbito desta exposição, a Divisão de Cultura pretende desenvolver um Projecto de Serviço Educativo, dirigido aos alunos do pré escolar, 1º e 2º Ciclo e ainda a seniores e famílias. O workshop “No meu mundo vou ser quem quiser – construção de máscaras de Carnaval” tem como objectivo descobrir as tradições carnavalescas e criar, até onde a imaginação permitir, máscaras coloridas e originais.

    Serão abordadas diversas técnicas desde as mais simples a outras mais elaboradas, sempre adaptadas às faixas etárias presentes em cada sessão, nomeadamente, construção de máscaras de papel com caixas de cartão, recorte e pintura de mascaras, recorte e decoração de mascarilhas, entre outras. O acesso aos workshops é gratuito e de livre acesso a todos os interessados mediante inscrição prévia. As sessões dirigidas às famílias acontecerão nos dias 20 e 21 de Fevereiro das 10h00 às 11h30. A inscrição poderá ser remetida para a Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Valongo, até dia 19 de Fevereiro pelo número 93 229 26 52.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].