Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2009

    SECÇÃO: Destaque


    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER

    Uma proposta socialista para a saída da A4 em Ermesinde

    A candidatura socialista de Afonso Lobão apresentou sexta--feira, dia 18 de Setembro, à saída da A4 em Ermesinde, uma proposta que visa pôr fim às filas de trânsito naquela portagem às horas de ponta. Considerando as propostas apresentadas «tecnicamente exequíveis», Afonso Lobão defende «abdicar definitivamente da portagem para Ermesinde».

    Segundo a proposta apresentada pela candidatura de Afonso Lobão, pretende-se «resolver o acesso viário a Ermesinde, condicionado pelo número de utentes da saída, a qual dá acesso a toda a população da área urbana envolvente, nomeadamente Águas Santas, Rio Tinto e Ermesinde, e ainda dá continuidade para a EN15 àqueles que queiram seguir para Valongo, Gondomar, e mesmo no sentido de Paredes/Vila Real».

    Neste sentido é proposta uma nova organização da circulação viária, de acordo com o esquema nesta página publicado, distribuindo as saídas para os vários destinos e considerando ainda a passagem da A4 no lado poente da cidade de Valongo em vez de atravessar esta cidade.

    A solução separa assim os vários acessos, hoje concentrados, «orientando-os para nascente, sul e poente, tirando partido da cotas naturais do território envolvente».

    Como consequência directa desta solução deriva «a possibilidade de eliminar o viaduto em Ermesinde por este deixar de ser necessário.

    Segundo a candidatura de Afonso Lobão, a articulação da A4 com a rede viária concelhia dá a «oportunidade de reformular e valorizar as vias envolventes, inserindo-as numa rede de ‘corredores ecológicos’, a qual se ambiciona articulada com intervenções semelhantes nos concelhos adjacentes, e, consequentemente, criar melhor e mais fácil acesso a Ermesinde».

    O PS considera ainda que menos trânsito em Ermesinde implica imediatamente menos poluição de todos os tipos, nomeadamente acústica, e melhor qualidade de vida» para os habitantes e para os que por ali passam.

    foto

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].