Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2007

    SECÇÃO: Cultura


    Valongo e Paredes servem de cenário a curta-metragem

    Fotos LAPIN PRODUCTIONS
    Fotos LAPIN PRODUCTIONS
    A zona limite entre os concelhos de Valongo e Paredes serviu, recentemente, de cenário à realização de uma curta-metragem que contou com a colaboração de entidades das comunidades locais. A curta, apelidada de "A Palavra", foi rodada em 16 mm (película de fotografia), durante três dias consecutivos.

    A história, cuja duração ronda os dois minutos, retrata a viagem de um jovem casal, numa estrada sinuosa, no ermo de uma serra, durante um temporal. Ao sentir que atropelaram algo, o rapaz sai do carro e depara-se com um velho deitado na via. Após este encontro, a acção desenrola-se com uma estranha troca de palavras.

    Para a produção da curta-metragem foram necessárias condições específicas, nomeadamente a simulação de chuva. A criação deste momento foi da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Valongo, através da colocação em cena de um carro da corporação que bombeou cerca de 3 500 litros de água. A utilização dos meios mecânicos dos Bombeiros Voluntários de Paredes permitiu a realização de planos aéreos alternativos.

    De acordo com Tiago Coelho, produtor da curta-metragem, o apoio das corporações foi fundamental para a concretização do projecto. «Os Bombeiros Voluntários de Paredes e Valongo foram incansáveis durante todo o processo de filmagem. O argumento de "A Palavra" dependia, em grande parte, da criação das condições atmosféricas e, com o empenho das associações, o resultado final superou as nossas expectativas», referiu o jovem produtor.

    Tiago Coelho salienta ainda o papel que as entidades locais podem ter no desenvolvimento de projectos culturais. «Na realização da curta-metragem, contámos ainda com o apoio da Polícia Municipal de Paredes e de Valongo e da GNR de Campo, bem como de representantes do pelouro da Juventude de Valongo. Este projecto evidencia o papel fulcral que as associações e instituições locais podem desempenhar na criação e apoio a iniciativas de carácter cultural», acrescentou.

    Importa registar que a curta-metragem, da autoria de Hugo Afonso, será apresentada numa mostra de jovens realizadores e resulta de um projecto da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

    foto

    Ficha Técnica

    Realizador: Hugo Afonso;

    Assistente de Realização: João Correia;

    Produtor: Tiago Coelho;

    Assistente de Produção: Mafalda Araújo;

    Direcção de Fotografia: Álvaro Melo;

    Assistente de Fotografia: Hélder Rocha;

    Operador de Câmara: Nelson Pereira;

    Assistente de Câmara: Tiago Pedrosa;

    Assistente de Câmara 2: Hugo Costa;

    Direcção de Som: Renato Moinhos;

    Making Off: Ricardo Carreira;

    Edição: Renato Moinhos;

    Direcção Artística: Gonçalo Balão;

    Assistente de Direcção Artística: Margarida Direito;

    Anotação: Liliana Rosário;

    Maquilhagem: Margarida Direito.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].