Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Deputados municipais calcorrearam futuro corredor ecológico

    Na manhã do passado sábado dia 5 de Maio, os deputados da Assembleia Municipal de Valongo realizaram um longo e esforçado passeio, desde o centro de Valongo até à aldeia de Couce para ficarem a conhecer o futuro corredor ecológico do concelho de Valongo. Para o apresentar estava a técnica municipal Clara Poças, que contou com o apoio da investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Helena Couto para explicar algumas peculiaridades da história geológica do concelho, já nas imediações de Couce, sobretudo referentes às serras de Santa Justa e Pias. Outro dos ilustres participantes da visita foi Chelo Meneses, investigador da área da Ecologia e autor de várias publicações sobre a rica biologia do concelho de Valongo, e colaborador de “A Voz de Ermesinde”. Vários outros técnicos da autarquia e o vereador com o pelouro do Ambiente, José Luís Pinto, fizeram também parte da comitiva.

    O autarca deu também a conhecer alguns aspectos e novas iniciativas da política concelhia neste domínio.

    Não esteve presente nenhum deputado municipal do PS.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O futuro corredor ecológico do concelho de Valongo terá um percurso com início em Susão, junto do local onde se costuma realizar a Feira de Artes Populares. Acompanhando depois o curso do rio Simão, prosseguirá pelo interior de Valongo, até chegar ao Parque Urbano da cidade, e sempre seguindo o rio, irá, paralelo a ele, até à confluência com o Ferreira, dirigindo-se depois para a aldeia de Couce.

    foto
    Estão previstas várias travessias destes rios e a colocação de painéis com informação. Muitas das estruturas a colocar serão de material plástico a imitar madeira, mas resistentes ao fogo.

    Os percursos a criar serão de três níveis distintos de dificuldade, de forma a que o circuito possa atrair pessoas de variados interesses e destreza física.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].