MOSTRA DE TEATRO AMADOR DO CONCELHO DE VALONGO
Inóxio mereceu as honras da abertura
Com o espectáculo “A Flor e Outras Histórias”, levado à cena no passado dia 3 de Março, no Centro Cultural de Campo pela companhia Inóxio, deu-se início à Mostra de Teatro Amador 2007.
|
Fotos URSULA ZANGGER |
Dois actores em cena, atrás das luvas e do fato preto que os torna invisíveis, vão manipulando as personagens – um menino, que tanta salvar uma flor, e a própria flor, são as principais –, com muito acerto. E com um belíssimo trabalho de voz.
A proposta teatral com que o grupo Inóxio abriu a Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo bem mereceu a honra de abertura.
Um trabalho de som adequado e, sobretudo, uma muito interessante e bem conseguida cenografia, tentando recriar os espaços fechados dos prédios da grande cidade.
O trabalho cenográfico, a concepção dos bonecos e a sua construção são, aliás, trabalho do grupo, aliás essencial à unidade deste espectáculo.
Algumas das personagens e a sua caracterização quer através da plástica, quer através da fala, são igualmente excelentes, tendo servido muito bem o texto.
São exemplos a personagem da velhota que insiste em oferecer rebuçados e a do polícia.
Tudo seriam elogios não fora o trabalho de iluminação, este a deixar muito a desejar e a comprometer algumas das cenas da peça.
No cômputo geral, pesa o lado positivo e apreciámos a proposta de teatro para a infância levada à cena pelo Inóxio. A tempo, ainda de fazer alguns acertos.
Por:
LC
|