Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    A licença Creative Commons

    A licença Creative Commons permite aos detentores de copyright oferecer alguns dos seus direitos ao público, enquanto retêm outros, através duma variedade de licenças e de contratos. Estes podem incluir licenças de domínio público ou de conteúdo aberto. A intenção é evitar problemas com a lei actual sobre copyright.

    O projecto disponibiliza diversas licenças livres que os detentores dos direitos de autor podem utilizar, por exemplo, quando lançam os seus trabalhos na internet. Disponibiliza ainda metadados RDF/XML que descrevem a licença e o trabalho de forma a tornar mais fácil localizar e processar obras licenciadas.

    Também disponibiliza o contrato Copyright dos fundadores, que pretende recriar os efeitos da lei de direitos de autor original dos Estados Unidos, criada pelos fundadores da constituição daquele país.

    HISTÓRIA

    As licenças Creative Commons foram precedidas pela Open Publication License (OPL) e pela GNU Free Documentation License (GFDL). A GFDL foi criada principalmente como uma licença para documentação sobre software, mas é também utilizada por projectos como a Wikipedia. A OPL está agora ultrapassada e mesmo o seu criador sugere que os novos projectos já não a utilizem. Quer a OPL quer a GFDL contêm partes opcionais que, na opinião dos críticos, as tornavam menos livres. A GFDL diferencia-se das licenças CC no requisito de que a obra licenciada seja distribuída numa forma que seja transparente, isto é que seja possível de editar utilizando software open source. (Texto extraído da Wikipedia – a Enciclopédia livre de publicação online).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].