Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Educação


    Cultura na Secundária de Valongo

    "No ambiente que tenho…o ambiente que quero!"

    Mais uma vez, a Escola Secundária de Valongo realiza a sua Semana Cultural, um evento anual. Decorrendo entre os dias 20 e 24 de Fevereiro, a iniciativa misturou workshops, torneios desportivos, concursos, palestras e outras actividades.

    Fotos DANIEL FARIA
    Fotos DANIEL FARIA

    Apesar de existirem outras actividades a decorrer no primeiro dia, a sessão de abertura da Semana Cultural foi a actividade que mais participantes reuniu, enchendo-se a Sala dos Alunos da Escola Secundária de Valongo para assistir à cerimónia. A actividade protocolar foi presidida por Paula Sinde, presidente do Conselho Executivo da escola e por João Queirós, vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, que compareceu ao evento em substituição de Fernando Melo.

    Paula Sinde deu início à cerimónia, fazendo um discurso em que agradeceu a todos os que ajudaram na preparação do evento e a todos os que nele iriam participar. Tendo em conta o tema da iniciativa ("No Ambiente que Tenho…O Ambiente que Quero!"), a docente frisou a ideia de que temos de fazer uma análise das nossas escolhas ambientais. João Queirós, que se seguiu, terminando a linha de discursos, acabaria por fazer um discurso "demasiadamente político", chamando mais a atenção para tudo o que a Câmara Municipal tem feito pela educação do concelho do que para o evento em si. Também presentes na cerimónia estiveram Miguel Santos, vereador da Cultura, Mário Duarte, vereador dos Transportes, Maria da Trindade Vale, presidente da ADICE (Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde), e João Pinto, presidente da Associação de Pais da escola. A juntar à ausência de Fernando Melo, também não pôde estar presente Margarida Moreira, directora da DREN, que fez questão de felicitar antecipadamente a escola por toda a iniciativa.

    Após a cerimónia protocolar, seguiu-se a actuação do Coro do Conservatório de Música da Maia, dirigido pela maestrina Ana Seixas. O coro, ao qual pertencem alguns alunos da Escola Secundária de Valongo, interpretou uma série de temas acapella, cantados em latim, português e inglês, datados de entre os séculos XVI e XX.

    AS PROMESSAS

    DO EVENTO

    foto
    A exposição "Matemática e Filatelia" e a Feira do Livro, que estariam abertas ao público durante toda a semana, foram duas das actividades que mais se destacaram no primeiro dia cultural. A Campus Party (actividade de partilha entre computadores ligados em rede) e a conferência "Infinito em Matemática: um Mundo Fantástico de Botas, Queijos, Chapéus e Quartos de Hotel" surgiram no programa como duas das mais aliciantes actividades para a jovem população escolar.

    Daniel Faria

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].