Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Educação


    A Página dos Jovens

    Os Escuteiros de Ermesinde na Serra da Estrela

    Os jovens escuteiros do agrupamento de Ermesinde foram respirar os ares puros e frios da Serra da Estrela, numa actividade essencialmente de formação de montanhismo, mas também repleta de brincadeiras na neve. Os dias 14 e 15 de Janeiro foram, assim excitantes para aquele grupo constituído por indivíduos de diferente escalão etário: uns portadores de lenço azul e outros de lenço vermelho, o que corresponde ao grupo pioneiro e caminheiro respectivamente.

    Aproveitando o dinheiro que obtiveram na venda de calendários pelas ruas da nossa terra, o grupo pioneiro propôs uma actividade conjunta à IV encarnada secção. A decisão do local mostrou-se ousada: acampar na neve requer preparativos especiais, pelo que seria imprudente fazê-lo; optou-se, portanto, pelo chamado acantonamento, isto é, actividade em que o local de pernoita é fechado. Neste caso, o abrigo conseguido traduziu-se em duas casas alugadas.

    O plantel que partiu na manhã de sábado justificou as três carrinhas pedidas ao Centro Social de Ermesinde. Para além dos quinze elementos pioneiros, adicionados aos sete caminheiros, participou também uma equipa especializada em desportos radicais, já familiar pela partilha de outras aventuras.

    E foi então com as pessoas indicadas que os nossos amigos escuteiros foram instruídos sobre todos os cuidados a ter em ambientes gelados: aprenderam as técnicas caminhar sobre a neve, assim como aquelas que propiciam uma "boa queda", ou podem mesmo salvar-nos a pele em situação de perigo; visualizaram qual o material útil quando praticam montanhismo tanto a nível de utensílios, como a nível de vestuário e ainda se podem gabar do mini-curso de primeiros socorros dado por uma farmacêutica, membro da equipa. O conhecimento adquirido seria posto realmente em prática no dia seguinte, no entanto, devido às más condições climatéricas tal não foi possível.

    O plano sócio-cultural também foi abordado num debate cujo tema central era "O sexo". A informação exposta abarcava temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis ou os métodos contraceptivos e foram postos em causa certos pontos de vista da sociedade actual. Por exemplo, a importância do orgasmo numa relação sexual; a atitude discriminatória mediante o sexo masculino ou feminino no que diz respeito às relações afectiva; se uma relação se pode manter só pela atracção física, etc.. O principal objectivo desta discussão entre pontos de vista diferentes era quebrar o tabu circundante deste assunto, pelo menos dentro do grupo, o que foi um alvo perfeitamente atingido.

    Já no regresso a casa o grupo passou por uma situação caricata: este seria mais um conjunto de escuteiros que ficariam retidos na Serra da Estrela (como se fartou de aparecer na televisão). O caso não era assim tão alarmante: a GNR só autorizava descer a serra veículos com tracção Às quatro rodas e aqueles que possuíssem tracção Às duas rodas teriam de utilizar correntes. O drama foi ter de despender uma grande quantidade de dinheiro em correntes, pois era obrigatório para as carrinhas como as deles.

    No final das contas, esta foi uma experiência hilariante que não escapa À integração no conjunto de histórias a contar aos netos dos aventurosos escuteiros. Mas para a próxima, já tendo a formação necessária, a aventura passará por acampar na neve.

    Ana Filipa Pedro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].