Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2006

    SECÇÃO: Desporto


    POLO AQUÁTICO

    CPN em maus lençóis no Nacional da 1ª Divisão

    A vida da principal equipa de polo aquático do CPN no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de séniores masculinos está longe de ser um “mar de rosas”. Como se não bastasse a pesada derrota na sempre complicada piscina do Amadora, por 5-15, a equipa orientada por Nuno Lobo viu ainda o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Natação retirar-lhes os três pontos conquistados no jogo da 4ª jornada da competição ante o Fluvial em virtude de os propagandistas terem utilizado de uma forma irregular o seu delegado ao jogo, Nuno Malheiro, que supostamente estaria suspenso. Com estas duas “derrotas” o conjunto ermesindense viu seriamente comprometida a sua presença nos play-off do Nacional da 1ª Divisão, já que se viram relegados do terceiro para o quinto posto da tabela classificativa.

    A piscina da Amadora foi palco, no passado dia 18 de Fevereiro, do confronto mais aguardado da 14ª jornada do Nacional da 1ª Divisão de séniores masculinos. Frente a frente estiveram duas das melhores equipas da competição, nomeadamente a equipa da casa, o Amadora, e o CPN. À semelhança do que havia sido o jogo da primeira volta disputado em Ermesinde, esperava-se que este fosse também um emotivo e muito disputado encontro de polo aquático, previsão esta que, no entanto, viria a estar longe de ser concretizada. Isto porque os propagandistas estiveram muito aquém do seu real valor, ao contrário do Amadora que esteve simplesmente implacável. Supremacia amadorense esta que viria a ser traduzida num claro triunfo por 15-5 (com os parciais de 4-1, 2-1, 3-1, e 6-2). Uma vitória que não merece qualquer contestação, visto que o conjunto da Amadora esteve sempre melhor que os de Ermesinde, que por sua vez pautaram o seu jogo por uma grande ineficácia. No entanto, e embora este argumento não sirva de desculpa ao desaire propagandista, há que referir igualmente que a sorte nada quis com a equipa orientada por Nuno Lobo ao longo dos quatro períodos da partida, e exemplo disso foi o facto de os cepeenistas terem estado por sete vezes em superioridade numérica, sem nunca terem conseguido tirar partido dessa situação. Como se isto não bastasse os ermesindistas desperdiçaram ainda uma grande penalidade no segundo período do encontro. E quando a ineficácia e o azar andam de mãos dadas num jogo, muito dificilmente uma equipa consegue chegar à vitória, precisamente o que viria a acontecer ao CPN. De referir ainda que os golos dos ermesindenses foram apontados por Renato Margato, Jaime Milheiro, e Pedro Campos, este último autor de três remates certeiros. Com esta derrota os play-off ficaram mais longe para o CPN, uma vez que as quatro equipas que se encontram nos primeiros quatro lugares (que dão acesso aos play-off) venceram os seus respectivos encontros referentes à última ronda, estando, por isso, a equipa de Ermesinde posicionada no quinto posto da tabela, com 30 pontos somados, menos três que o quarto classificado, o Portinado.

    Na próxima ronda a equipa de Lobo vai ter pela frente mais um duro teste às suas capacidades, uma vez que irá receber na sua piscina (no próximo dia 4 de Março) os actuais campeões nacionais, o Salgueiros.

    PROPAGANDISTAS

    PERDEM

    COM FLUVIAL...

    NA SECRETARIA

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    Esta modesta e inesperada classificação do CPN teve a sua origem ainda antes do confronto com o Amadora. Altura em que os ermesindenses viram o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Natação (FPN) anular-lhes a vitória alcançada ante o Fluvial (18-5), referente à 4ª jornada desta competição, retirando-lhes consequentemente os três pontos conquistados nessa partida. Tudo porque, e segundo o CD, os propagandistas utilizaram ilegalmente no referido encontro o seu delegado ao jogo, Nuno Malheiro, que supostamente se encontrava suspenso. Castigo este que, relembre-se, foi consequência do facto de na época passada Malheiro ter proferido palavras menos próprias a um árbitro no decorrer de uma partida do campeonato. O CPN contesta, no entanto, esta decisão do CD, já que, segundo Nuno Lobo, o delegado propagandista já teria cumprido esse castigo no início da presente época, pois «o regulamento do CD é omisso no que toca ao cumprimento de castigos, ou seja, um delegado ao jogo pode cumprir castigo em jogos das camadas jovens. E o que acontece é que o Nuno Malheiro já tinha cumprido os quatro jogos de suspensão antes do jogo com o Fluvial, pois uma vez que ele também é delegado ao jogo dos escalões jovens, esse castigo foi cumprido durante esses jogos. De maneira que não entendemos porque é que o CD da FPN vem agora dizer que ele não cumpriu o castigo na totalidade. De qualquer forma nós já recorremos dessa decisão, estando neste momento a aguardar uma resposta do CD», explicou o treinador/jogador do CPN. Derrota na secretaria esta que teve de imediato consequências negativas para os propagandistas, que baixaram do terceiro para o quinto lugar da tabela classificativa. Como tal, a equipa de Ermesinde tem em risco a sua participação nos play-off da competição, uma situação que a ser realidade seria uma autêntica surpresa, visto que os críticos da modalidade desde o princÍpio da temporada apontam o CPN como um dos principais candidatos à conquista do título nacional. Hipotética desagradável surpresa esta que Nuno Lobo está ciente de que na pior das hipóteses possa vir a acontecer. «A confirmar-se esta derrota na secretaria, a qualificação para os play-off ficará muito mais difícil, não impossível, mas extremamente difícil de ser alcançada. Atingir o terceiro lugar, que era inicialmente a nossa meta, de modo a evitar o confronto com o Salgueiros na meia-final dos play--off, é já impossível. Por isso, só nos resta lutar pelo quarto posto, e aí o jogo com o CDUP, relativo à penúltima jornada do campeonato, irá assumir contornos decisivos, já que a confirmar-se este castigo, eles passam a ser o nosso adversário directo na luta pela qualificação para a fase dos play-off».

    JOGADORES

    DO CPN

    NAS SELECÇÕES

    NACIONAIS

    Entretanto, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão “concedeu”, no último fim-de-semana, uma pequena pausa às equipas que nele participam. A razão desta paragem ficou a dever-se ao mini-estágio que as selecções nacionais de séniores e de júniores efectuaram na Piscina de Campanhã, nos passados dias 24 e 25 de Fevereiro. Estágio este que contou com a presença de cinco atletas do clube de Ermesinde. Assim, Jorge Coelho e Eugénio Andrade integraram os trabalhos da Selecção Nacional sénior, enquanto que Cristiano Coelho, Diogo Lêdo e Tiago Teixeira estiveram às ordens do seleccionador nacional Lajos Lorincz na equipa de júniores.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].