Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    Computadores obsoletos rentabilizados por tecnologia de vanguarda

    O Clube de Informática acolhido pelo Círculo Católico de Operários do Porto implementou em Portugal um sistema informático inovador, desenvolvido e aplicado com êxito nos meios científicos internacionais.

    Tem o nome de Linux Terminal Server Project (LTSP) e, segundo os seus dinamizadores, «parece ter sido criado para responder às orientações delineadas pelo Governo no Plano Tecnológico».

    O sistema, baseado em Linux, permite a computadores obsoletos trabalharem a performances de equipamentos modernos e proporciona reduções radicais de custo em licenciamento de software.

    O QUE É O LTSP

    O LTSP é uma aplicação que permite criar uma rede de computadores dentro da qual os terminais utilizam os recursos físicos do servidor para funcionarem, não precisando sequer de disco rígido próprio. Não necessitam de sistema operativo e de aplicações instaladas, utilizando as que estão disponíveis no servidor.

    AS VANTAGENS DO SISTEMA

    • Rentabilização

    de computadores obsoletos

    É preciso apenas um equipamento informático performante, configurado como servidor, para sustentar uma rede com vários terminais obsoletos, os quais, para as aplicações habituais de tipo navegação na net e edição de texto, passarão a ter um desempenho equiparado ao dos computadores modernos.

    • Utilização de softwares gratuitos

    da família Linux

    O sistema LTSP é uma aplicação open source, geralmente gratuita, que funciona em servidores com sistema operativo Linux, igualmente gratuito. Os últimos anos trouxeram um significativo desenvolvimento das aplicações em regime open source, em variedade, qualidade e facilidade de uso. Actualmente é possível realizar praticamente todas as tarefas comuns que as soluções tradicionais ofereciam a preços caríssimos, utilizando somente softwares gratuitos: edição de texto, folhas de cálculo, apresentações em slides, gestores de correio electrónico, edição de páginas web, desenho, etc.. A interface das mesmas é muito intuitiva e não se afasta do padrão dos softwares habitualmente utilizados. Isto permite, por exemplo a uma empresa, a criação de uma rede de computadores completamente funcional, baseada só em software gratuito, devidamente licenciado.

    • Integração com equipamentos

    geridos por sistema operativo Windows

    Dentro da mesma rede podem ser integrados postos de trabalho com aplicações da família Windows, partilhando por exemplo a mesma impressora ou saída para internet.

    Pode ainda ser criada uma ligação do servidor LTSP para um servidor Windows, com as respectivas aplicações, abrindo assim a possibilidade a cada um dos terminais LTSP de solicitar e visualizar independentemente as aplicações Windows acedidas pelo servidor Linux.

    Podem ser arquitecturados sistemas nos quais são integrados um servidor Windows com aplicações compatíveis (de exemplo Microsoft Office, ou diversos programas de facturação) e uma rede LTSP. A mesma permite aos terminais funcionarem como utilizadores independentes e simultâneos de um único client (o servidor LTSP) do servidor Windows. Esta arquitectura permite uma redução radical nos custos de aquisição de software, no caso de se optar por serem utilizadas igualmente aplicações com licenças onerosas.

    AONDE JÁ FUNCIONA

    No mundo

    • Laboratório Nacional de Física

    – New Delhi, Índia;

    • Instituto de Matemática da UFBA

    – Bahia, Brasil;

    • Biblioteca Pública de Guilford

    – Guilford, EUA;

    • American Israeli Paper Mills, Ltd.

    – Hadera, Israel.

    Em Portugal

    • Círculo Católico de Operários do Porto ;

    • Jornal Universitário do Porto.

    Galardões

    Prémio “Best Open Source Project” no Linux World 2003 em S. Francisco, EUA.

    Contactos

    Delia Benedek

    Clube de Informática

    Rua Duque de Loulé, 202, 4000-324 Porto

    Tel: 220 134 162

    Telem: 919 857 412

    E-mail: [email protected]

    MSN messenger:

    [email protected]

    Skype: clube_de_info

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].