Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    LINUS DIZ NÃO À GPL3 E DEBIAN DIZ SIM

    Branden Robinson (líder do projecto Debian), reuniu-se com membros do projecto, entre os quais Armstrong, Benjamin Mako, Bruce Perens e vários outros localizados na área de Boston, EUA. Como resultado da reunião, a GPL3 parece ter agradado aos membros da Debian, ainda que se tenham revelado algumas preocupações quanto à exactidão das frases e as implicações de algumas partes.

    Já Linus Torvalds, ao dar a sua opinião sobre o rascunho da versão 3 da GPL (em relação ao kernel e não à GPL3 em si) num post para a lista do kernel do Linux (LKML), disse que o núcleo do Linux “em geral” sempre foi coberto pela versão 2 da GPL e que isto não vai mudar.

    Com a tabela no site a seguir fica muito fácil visualizar as mudanças ocorridas da versão 2.0 para a versão 3.0 da licença GNU/GPL: http://www.groklaw.net/article.php?story=20060118155841115

    Fontes: http://lkml.org/lkml/2006/1/25/273

    e http://www.retronet.com.ar/node/394.

    MICROSOFT VAI REVELAR CÓDIGO-FONTE DO WINDOWS

    A gigante da informática Microsoft anunciou que vai revelar aos seus competidores o código-fonte do sistema operacional Windows, uma das exigências que a Comissão Europeia (CE) impôs quando multou a companhia, em 2004, por abuso de posição dominante.

    Fonte: http://www.lavozdegalicia.es/inicio/noticia.jsp?CAT=126&TEXTO=100000085719.

    MOZILLA DIVULGA DETALHES DO FIREFOX 2.0

    Apenas três dias antes da segunda versão de testes do Internet Explorer 7 ter vazado para a web, a equipa do Mozilla Firefox revelava detalhes sobre a versão 2.0 do navegador de código aberto, que terá diversas modificações já visando a versão 3.0, sem perder compatibilidade com os lançamentos anteriores, como a 1.5.

    De acordo com Ben Goodger, engenheiro-chefe do projecto, a navegação por abas na versão 2.0 será levada a um próximo nível, «fazendo com que elas actuem mais como janelas no desktop».

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1138242864.html.

    SAMBA 4.0.0TP1

    Samba 4 é a próxima versão da suite Samba, que está a ser desenvolvida em paralelo com a série 3.x. A ênfase principal nesta série é o suporte aos protocolos de logon do Active Directory usados pelo Windows 2000 e acima.

    Apesar de tudo, Samba 4 ainda não está, correntemente, em estado de poder ser usado em ambientes de produção.

    Fontes: http://us3.samba.org/samba/news/#4.0.0tp1 e http://www.osnews.com/story.php?news_id=13416.

    GNIX: DISTRIBUIÇÃO GALEGA COM EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

    O GNIX é uma distribuição galega baseada no Ubuntu e Debian. Por inúmeros motivos regionais, os galegos decidiram desenvolver o serviço de tradução. Como o galego é um idioma igual, idêntico ou semelhante ao português, a distribuição pretende ser disponibilizada em galego (gl_ES), e português (pt e pt_BR).

    O serviço de tradução foi possível graças ao projecto Trasno (http://www.trasno.net/gnome/).

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1138157401.html.

    FIREBIRD DATABASE 1.5.3

    Foi lançada a versão 1.5.3 do Firebird, representando cerca de um ano de correcções de bugs e algumas novidades, muitas portadas do Firebird 2.0, que está em desenvolvimento.

    Kits de instalação estão disponíveis tanto para as plataformas Linux e Windows.

    Fonte: http://www.firebirdsql.org/

    FREENAS 0.52

    FreeNAS é um servidor NAS (Network--Attached Storage) livre, suportando: CIFS (samba), FTP, NFS, software RAID (0,1,5) com uma interface de configuração web completa. O FreeNAS ocupa menos de 16MB uma vez instalado em Compact Flash, disco rígido ou disco USB.

    A distribuição FreeBSD mínima, interface web, scripts PHP e documentação são baseados no M0n0wall.

    Fonte: http://www.freenas.org/screenshots.html.

    GNU/DOS 2006

    O sistema operacional FreeDOS avançou muito desde as suas primeiras versões, como por exemplo a interface gráfica OpenGEM 5.

    O GNU/DOS 2006 é a ultima versão do sistema FreeDOS com diversos pacotes com o MTXE (protector de ecrã), o navergador Arachne GPL versão 1.89, OpenGEM Release 5, vim 6.4, e outros.

    Fonte: http://www.agnix.org/index.php?option=content&task=view&id=1556.

    SOB CERTAS CONDIÇÕES O WINE BATE O WINDOWS XP SP2

    Uma série de benchmarks provou que, sob certas condições, o Wine (Wine is not Emulator) pode bater o Windows XP SP2 em alguns testes.

    Para se ser ainda mais exacto, dos 147 testes então efectuados, o Wine bateu o Windows XP em 67. A versão do Wine utilizada foi a 0.9.5, correndo num sistema operativo Linux Gentoo.

    Fontes: http://wiki.winehq.org/BenchMark-0.9.5 e http://www.osnews.com/story.php? news_id=13362

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].