Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2006

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL – LIGA FEMININA – 13ª JORNADA

    CPN sobe ao segundo lugar da Liga Feminina

    Uma vitória arrancada a ferros sobre o ESSA Barreiro, por 73-68, permitiu ao CPN ascender ao segundo posto da classificação do campeonato da Liga Feminina. A equipa de Ermesinde realizou uma grande exibição, e embora tenha tremindo um pouco no terceiro período e nos instantes iniciais do último período do encontro, conseguiu sempre ser melhor que as suas adversárias, tendo acabado por vencer este jogo de uma forma inteiramente justa. Com este triunfo o CPN trocou de posição precisamente com a equipa do ESSA Barreiro, que desce do segundo para o terceiro posto, enquanto que as propagandistas fazem o caminho inverso.

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA

    Na fria noite do passado 28 de Janeiro o Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde recebeu o jogo mais quente da 13ª jornada da Liga Feminina de Basquetebol. Frente a frente iriam estar os segundo e terceiro classificados da competição, respectivamente o ESSA Barreiro e o CPN, duas das melhores equipas da edição 2005/06 da Liga Feminina. Estavam assim reunidos os condimentos necessários para que esta fosse uma grande jornada de basquetebol, prognóstico este que viria a confirmar-se com o desenrolar dos acontecimentos.

    A equipa de Ermesinde entrou muito bem na partida, quer em termos ofensivos, quer no aspecto defensivo, e a meio deste 1º período as pupilas de Agostinho Pinto venciam confortavelmente as suas oponentes por 12-4. Superioridade no marcador que viria a ser dilatada, tendo as propagandistas chegado ao final desta etapa inicial a vencer por 20-9. Depois de um 1º período muito mau em termos exibicionais e concretizadores, o conjunto do Barreiro entrou para o 2º período com uma postura diferente, bem mais concentrada e determinada em encurtar a sua desvantagem no marcador, objectivo este que não viria a ser atingido, pois a cada “cesto” convertido pelas barreirenses o CPN respondia da mesma maneira, tenho concluído este período com uma vitória por 16-14, que assim colocava, ao intervalo, o resultado a seu favor em 36-23.

    CPN

    ACUSA

    ALGUM

    CANSAÇO

    Vantagem esta que se afigurava justíssima, pois o CPN durante estes primeiros 20 minutos foi sempre melhor que o ESSA Barreiro. Para o 3º período o ESSA refrescou o seu “cinco” fazendo entrar novas jogadoras que juntamente com as duas atletas norte-americanas que actuaram desde o início do encontro tomaram conta do jogo. Por seu turno, as jogadoras do CPN apresentavam já algum cansaço, talvez porque o “cinco” que iniciou o jogo continuasse a ser o mesmo que partia para este 3º período, visto que Agostinho Pinto não mexeu uma única vez no seu “cinco” composto por Renata Oliveira, Raquel Jacinto, Anabela Martins, Sofia Santos, e Sofia Coelho durante os três primeiros períodos.

    Baixa de rendimento esta que permitiu que o ESSA vencesse este período por 21-16, encurtando assim a sua desvantagem no marcador para oito pontos (44-52). No derradeiro período as barreirenses conseguiram mesmo igualar o encontro a 52 pontos, mas a “raça” e a vontade de vencer do CPN veio outra vez ao de cima nos instantes finais, com a equipa de Ermesinde a voltar a distanciar-se no marcador e a colocar um ponto final, por assim dizer, em relação às dúvidas sobre quem iria vencer este encontro. No final a festa foi das ermesindenses, fruto não só desta importante e saborosa vitória sobre o poderoso conjunto do Barreiro, como também pelo facto de ter trocado de posição na tabela classificativa com esta equipa, sendo que o CPN passa agora a ocupar a segunda posição da Liga Feminina, com 23 pontos, enquanto que o ESSA baixa para o terceiro, somando os mesmos pontos que as jogadoras de Ermesinde. Esta prova continua a ser liderada pelas campeãs nacionais em título, as madeirenses do CAB, que em treze jornadas disputadas somam já 25 pontos. Ainda em relação ao encontro CPN-ESSA Barreiro falta referir que as equipas alinharam e concretizaram com: CPN (cinco inicial) – Renata Oliveira (14 pontos); Raquel Jacinto (7 pontos); Anabela Martins (16 pontos); Sofia Santos (14 pontos); e Sofia Coelho (21 pontos). Jogou ainda Joana Batista (1 ponto). ESSA Barreiro (cinco inicial) – Susana Costa (15 pontos); Latasha Butts (13 pontos); Tiara Malcolm (10 pontos); Márcia Duarte (2 pontos); e Susana Soares (13 pontos). Jogaram ainda Joana Ribeiro (5 pontos); Zenilda Carvalho (2 pontos); e Vera Correia (8 pontos).

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].