Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Jorge Sampaio esteve em Ermesinde

    O Presidente da República Jorge Sampaio esteve no passado dia 22 de Novembro de visita à cidade de Ermesinde. Integrada no âmbito das jornadas sobre “Envelhecimento e Autonomia”, que o chefe de Estado promoveu por alguns pontos do país entre os passados dias 21 e 24, cujo objectivo visou alertar as consciências para esta problemática e promover um “envelhecimento activo” da população nacional, esta visita decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde. Local este onde Jorge Sampaio teve a oportunidade para conhecer um pouco melhor dois projectos de apoio aos idosos, nomeadamente o programa desenvolvido pela autarquia para a formação de adultos, denominado de “Ora Sénior Digital” e um outro realizado pela Escola EB1/JI do Xisto, de Alfena, intitulado de “Crianças e Idosos, juntos de mãos dadas” que, como o próprio indica, interliga crianças e idosos.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Foi com o Fórum Cultural de Ermesinde e a zona envolvente a “rebentar pelas costuras” que o Presidente da República foi calorosamente recebido pela população de Ermesinde. Conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, Jorge Sampaio, acompanhado da “primeira dama” Maria José Rita, começou por visitar a Galeria Museológica do recinto cultural, seguindo posteriormente para a Sala de Espectáculos, onde o aguardava uma actuação musical do Orfeão Sénior da Associação Académica e Cultural de Ermesinde. Posto isto deu-se então a intervenção do edil de Valongo, cujo discurso fugiu um pouco ao encontro do tema “Envelhecimento e Autonomia”, o qual deu origem à vinda do chefe de Estado a Ermesinde. Fernando Melo optou essencialmente por dar a conhecer ao Presidente da República alguns dados materiais que o concelho de Valongo comporta, referindo-se aos centros culturais, às duas bibliotecas municipais, aos pavilhões gimnodesportivos existentes e também aos prémios com que a autarquia tem sido galardoada nos últimos anos. O presidente da Câmara aproveitou ainda esta visita presidencial para pedir a ajuda de Jorge Sampaio na questão da “recuperação” da Escola Superior de Hotelaria e Turismo para o concelho e ainda para que o novo Palácio da Justiça seja incluído no PIDDAC (Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) de 2006. «Aproveitamos para pedir a intervenção de vossa excelência no sentido de vermos concretizado o que nos havia sido prometido: o Ensino Superior de Hotelaria e Turismo e o Palácio da Justiça, instituições para as quais cedemos já terrenos, temos protocolos assumidos com vários governos de diferentes quadrantes políticos, e que, no entanto saíram do PIDDAC deste ano», frisou Melo. Na abordagem ao tema que trouxe Sampaio a Ermesinde, o edil referiu que o concelho está equipado com cinco centros de dia para idosos – um em cada freguesia –, com três lares, fazendo ainda alusão aos passeios, almoços e convívios que a Câmara tem por hábito organizar anualmente junto da comunidade de idosos.

    A NOVA POLÍTICA SOCIAL PARA OS IDOSOS

    foto
    Seguiu-se a intervenção do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, que começou por aludir a preocupação do Governo relativamente a um fenómeno que se começa alastrar no País, nomeadamente o do envelhecimento da população portuguesa, o que na maior parte dos casos significa sofrimento, isolamento e descrença no futuro.

    Com o intuito de combater esta situação o secretário de Estado apresentou algumas medidas que o Executivo liderado por José Socrátes pretende implementar. «Uma das principais medidas para a nossa política social de apoio aos idosos passa precisamente pelo aumento da idade de reforma, visando desta forma que as pessoas se mantenham em actividade até mais tarde nas suas profissões. Após o fim da carreira profissional pretendemos que os mais velhos integrem projectos sociais, permitindo que não tenham apenas uma melhor qualidade de vida como também que estejam activos, que se sintam úteis à comunidade», frisou. O envelhecimento da população nacional ganha contornos mais preocupantes quando a ele se junta o factor pobreza. Sobre este aspecto, Pedro Marques informou que o Governo vai criar uma política de apoio monetário a idosos com dificuldades financeiras. Sublinhou igualmente que as autarquias devem também ter um papel activo nesta nova política social para idosos, mais concretamente na criação de redes e parcerias sociais para que, em conjunto, possam oferecer o conforto e condições necessárias para que os mais velhos tenham uma melhor qualidade de vida. Em seguida a comitiva presidencial teve a oportunidade de visionar alguns trabalhos artesanais realizados por idosos e crianças de várias escolas e instituições sociais do concelho, no âmbito do projecto “Crianças e Idosos, juntos de mãos dadas”, uma iniciativa da Escola EB1/JI do Xisto, de Alfena, e também contactar com os alunos do projecto de formação para adultos “Ora Sénior Digital”, encerrando assim esta presidência aberta em Ermesinde.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].