Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2005

    SECÇÃO: Destaque


    8ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO

    Foto ANDRÉ CASTRO
    Foto ANDRÉ CASTRO

    “Alma Grande” – o último grande espectáculo

    Precedendo a homenagem a Natércia Campos, o MIT teve o prazer de trazer ao Fórum Cultural de Ermesinde a peça “Alma Grande” da companhia teatral O Bando, da qual a homenageada é produtora. O espectáculo resultava da adaptação de um conto de Miguel Torga, publicado na obra Os Novos Contos da Montanha.

    Acompanhados por uma pequena orquestra de violino, saxofone e teclados, os actores fizeram jus à obra de Torga, tendo sido feitas alterações em algumas das personagens e até acrescentadas outras, para que o texto não fosse somente um conto literário, mas antes digno de uma representação teatral. A dicotomia vida/morte e luz//trevas foi uma constante numa história que aborda com frontalidade os temas da brevidade da vida, da brutalidade da morte, e de todos os esforços humanos para lhe escapar.

    As interpretações musicais dos actores acabariam por transmitir ao público, de uma forma muito mais simples, todos estes medos e esperanças por que a raça humana é obrigada a passar. A disposição dos actores em palco e os movimentos destes, em perfeita sintonia e equilíbrio, acabariam por ser a mais-valia de uma produção que pecou por não apostar numa melhor iluminação.

    FICHA TÉCNICA

    Texto: Miguel Torga, “O Alma-Grande”, in “Novos Contos da Montanha”

    Encenação: João Brites

    Música: Jorge Salgueiro

    Interpretação: Filipa Pais, Gonçalo Amorim, Horácio Manuel, Nicolas Brites e Sara de Castro, com a participação de André Pato e Fátima Santos

    Músicos: António Sousa/ /Inês Vieira (violino), João Vasco/António Laertes (órgão), Mário Cabica/João Quítalo (clarinete baixo)

    Por DANIEL FARIA

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].