Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2005

    SECÇÃO: Destaque


    8ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO

    Foto ANDRÉ CASTRO
    Foto ANDRÉ CASTRO

    Vídeo de homenagem à produtora encerra o MIT

    A homenagem à produtora nacional fechou a 8ª Mostra Internacional de Teatro. Um vídeo de cerca de 30 minutos, que a própria Natércia Campos ainda não tinha visto, elucidou todos sobre o trabalho da artista e mostrou a visão de amigos seus sobre a sua personalidade.

    Após a peça “Alma Grande”, da companhia teatral O Bando, Júnior Sampaio, director do ENTREtanto Teatro e principal organizador do MIT, convidou os presentes a assistirem a um vídeo de homenagem à personalidade teatral do ano: a produtora Natércia Campos. Emocionada, Natércia assistiu a uma visão de como pessoas do meio teatral que trabalharam com ela, a vêem como produtora e como amiga.

    Conceição Cabrita (do Teatro D. Maria II), João Brites e Teresa Lima (directores de O Bando, do qual a homenageada é produtora) ou o actor brasileiro Amauri Tangará, foram apenas algumas das pessoas entrevistadas no vídeo. As suas declarações mostravam que todos eles julgavam Natércia como uma pessoa que se envolvia muito no seu trabalho, respeitando sempre o trabalho dos outros, que vivia a vida com muita intensidade, que fazia apenas aquilo de que gostava, tentando sempre nunca se ir abaixo, uma pessoa com uma imensa polivalência de actividades.

    Os directores de O Bando, pessoas que trabalham actualmente com a produtora, demonstraram um carinho especial por esta. João Brites falou de como Natércia abraçou o projecto O Bando quando este, na altura, tinha ainda pouca visibilidade, deixando assim de parte o seu trabalho de produção n’A Comuna. De facto, Teresa Lima confessou que não vê Natércia como produtora, mas como uma pessoa que gere pessoas.

    O ponto alto do vídeo liga-se às declarações de João Nabais. O advogado falou sobre todo o processo que levou Natércia Campos a ser presa e esclareceu as razões pelas quais a produtora não teve qualquer forma de ligação directa ao movimento das FP25. Nabais elogiou muito Natércia por esta nunca se ter afastado de amigos que tinham uma linha ideológica um pouco diferente da dela.

    No final do vídeo, Júnior Sampaio fez questão de trazer a produtora ao palco para que ele próprio lhe pudesse prestar homenagem, demonstrando a vontade que tem de trabalhar com ela no futuro. Natércia fez um pequeno discurso, comentando o vídeo e agradecendo a todos aqueles que o fizeram e que nele participavam.

    Em conversa com “A Voz de Ermesinde”, no buffet que se seguiu à homenagem, Natércia Campos confessou que achou «um pouco despropositada a nomeação para personalidade teatral do ano» e que começou até por recusar o convite. No entanto, acabou por aceitá-lo, mostrando-se muito contente pela homenagem dessa noite. A produtora falou da qualidade dos espectáculos do MIT a que teve oportunidade de assistir e mostrou a vontade de, no futuro, continuar a participar nesta iniciativa, até porque Júnior Sampaio está «trabalhando actualmente em conjunto com O Bando».

    Por DANIEL FARIA

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].