Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2005

    SECÇÃO: Local


    Vila Beatriz recebeu Olimpíadas do Ambiente

    No passado dia 5 de Junho, a Vila Beatriz vestiu-se a rigor para receber as Olimpíadas do Ambiente do Concelho de Valongo. O evento inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, e contou com a presença de seis equipas provenientes de quatro escolas valonguenses. Equipas estas que tiveram de percorrer um longo percurso até chegar a esta final, uma vez que estas Olimpíadas do Ambiente - organizadas no âmbito do Programa Polis - tiveram o seu início num concurso realizado através da Internet e que reuniu todas as escolas do concelho. Após esta primeira fase de qualificação foram apuradas as 60 melhores equipas , sendo 30 delas oriundas do Escalão A - alunos do 1º ao 6º anos de escolaridade - e 30 do Escalão B - alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade - que tiveram de enfrentar inúmeros desafios durante seis semanas consecutivas. Provas estas que assentavam na argumentação sobre vários temas, como por exemplo, se as Serras de Santa Justa e Pias deveriam ser áreas protegidas, ou ainda identificar os diversos tipos de folhas de árvores existentes no concelho.

    As três equipas de casa escalão que somassem um maior número de pontos nesta segunda fase passariam então à final a realizar na Vila Beatriz. Uma final onde tiveram não só de superar vários jogos como também aplicar todos os seus conhecimentos sobre a temática do Ambiente. No final a vitória no Escalão A sorriu aos “Aventureiros”, da Escola EB 2,3 Padre Américo, ao passo que no Escalão B foram os “H2O”, da Escola Secundária de Alfena, a cantar vitória. Como prémio os elementos das equipas vencedoras levaram para casa máquinas fotográficas digitais, enquanto que às restantes equipa foram oferecidos diversos brindes relativos ao Programa Polis, bem como diplomas de participação.

    Na cerimónia de entrega de prémios, José Luis Pinto, vereador da Câmara Municipal de Valongo (CMV), destacou a importância deste tipo de eventos no sentido de sensibilizar e informar a população para questões de valorização e protecção do Ambiente.

    O vereador da autarquia referiu ainda que “estas Olimpíadas foram organizadas no âmbito do Polis, um programa que nos permitiu construir, e remodelar, algumas infraestruturas no Concelho de Valongo. No entanto, o Programa Polis serviu também para abordarmos as questões do Ambiente, nomeadamente na sensibilização e formação das pessoas para com este tema que tem merecido uma atenção muito particular da CMV ao longo dos últimos tempos. Em relação aos jovens não tenho dúvidas que vão continuar a realizar o magnífico trabalho desenvolvido até aqui em prol do Ambiente, agora é preciso que esse trabalho de valorização e protecção comece também a ser feito pelo mais velhos, que ainda demonstram estar alheiros a estas causas. É nesse sentido que peço a esta juventude que continue a trabalhar, para que o número de pessoas que protege e valoriza o Ambiente seja cada vez maior”, sublinhou José Luis Pinto.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].