Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-10-2019
  • Edição Actual
  • Jornal Online
    Capa da Edição Ermesinde Desportivo Destaque

    foto
    Foto Manuel Valdrez
    O treinador que tem dado sucessivos triunfos ao basquetebol feminino do CPN
    Entrevista com Agostinho Pinto
    A secção de basquetebol feminino do CPN conquistou recentemente mais um grande feito na sua já longa e gloriosa história, o título de campeão nacional de júniores. “A Voz de Ermesinde” esteve à conversa com Agostinho Pinto, um homem que há 32 anos se dedica de “corpo e alma” ao seu clube de sempre, e à sua paixão pelo basquetebol, e o grande responsável pelos êxitos que têm sido alcançados pelas propagandistas ao longo dos últimos anos.
    Para além de descrever, ao pormenor, o trajecto vitorioso da equipa de júniores, o responsável máximo pela secção de basket fez ainda um balanço da época 2004/05 nos restantes escalões.
    Os escassos apoios financeiros que o basquetebol propagandista tem tido foi outro dos temas abordados por Agostinho Pinto.

    Arquivo: Edição de 15-06-2005

    foto
    Foto Manuel Valdrez
    Balanço do primeiro ano das TICs
    Ano de lançamento da disciplina, muitas esperanças se depositavam na introdução das TIC's (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nos programas escolares, que seria suposto dar início a uma verdadeira revolução nas escolas.
    Praticamente passado um ano da sua introdução, "A Voz de Ermesinde" faz aqui um primeiro balanço. Das experiências que estudamos, pode-se dizer que, se no essencial, o balanço é positivo, mas fica ainda muito por fazer. As ambições parece não terem sido muitas.
    Nas escolas que o nosso jornal inquiriu, todos os alunos praticaram exercícios em processadores de texto e folhas de cálculo. No caso da Secundária de Ermesinde criaram mesmo páginas web pessoais, utilizando para isso várias ferramentas.
    Onde as coisas parece terem falhado mais foi na introdução a um sistema operativo alternativo ao Windows da multinacional Microsoft. Mesmo havendo da parte do Ministério da Educação o apoio à introdução ao Linux Caixa Mágica – uma distribuição Linux criada de raiz em Portugal –, as coisas aí parece terem avançado pouco. Estranhamente, das duas escolas que inquirimos, onde o processo foi pior foi mesmo na Secundária Soares dos Reis, onde, pelo contrário, há uma experiência pioneira com o uso extensivo do Linux para variados serviços ao dispor dos alunos e dos professores. Esta experiência tem vindo a merecer o interesse doutras escolas, quer do Porto quer dos seus arredores. Baseada no conceito de software livre, está gratuitamente ao dispor de todas.

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.