Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2005

    SECÇÃO: Local


    Casos do dia a dia

    DETENÇÃO POR CONDUZIR EM ESTADO DE ALCOOLEMIA

    No dia 01-03-05, pelas 01h30, na Esquadra de Valongo, foi detido um cidadão de 53 anos de idade, serralheiro civil e residente em Valongo.

    O identificado, pouco antes e na Rua Central, Valongo, onde conduzia uma viatura automóvel ligeira, de passageiros, de marca Fiat, modelo Uno de cor cinzenta, de sua propriedade, na sequência de uma fiscalização de trânsito e, submetido ao teste de alcoolemia, acusou a taxa de 2,62 g/l de álcool no sangue.

    Inibido de conduzir por um período de 12 horas, foi notificado para comparecer, no Tribunal da Comarca de Valongo.

    POSSUÍAM ELEVADAS DOSES DE HAXIXE E COCAÍNA

    O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto, através do seu dispositivo de investigação criminal, levou a cabo no passado dia 2 de Março uma operação policial, realizada na área de Rio Tinto, Gondomar, no âmbito de uma investigação em curso há cerca de seis meses, relacionada com o tráfico de estupefacientes. Realizaram-se várias buscas domiciliárias, de que resultaram a detenção de quatro indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 42 anos, residentes em Rio Tinto e apreensão de cocaína suficiente para cerca de 2 500 doses individuais, haxixe suficiente para, aproximadamente, 16 000 doses e uma quantia de cerca de 9 000 euros em dinheiro. Os detidos foram presentes ao Tribunal de Gondomar.

    DETENÇÃO POR FURTO NO INTERIOR DE VIATURA

    No dia 03-03-05, pelas 15h30, na Praceta Henrique Bravo, S. Mamede de Infesta, foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 21 anos de idade, empregado fabril e residente em Matosinhos, por furto no interior de veículo.

    Agentes do efectivo da Esquadra de S. Mamede Infesta deslocaram-se à referida Praceta, na sequência de notícias referindo que ali tinha ocorrido um furto no interior de uma viatura.

    No local foram abordados por uma senhora, mãe do proprietário da viatura em causa, que referiu que este tinha surpreendido o identificado no interior da sua viatura, Audi 80, de cor verde, e tinha ido em perseguição daquele, para a Travessa Henrique Bravo, mais concretamente para o campo de cultivo ali existente.

    Os elementos policiais dirigiram-se de imediato para o local, onde interceptaram o assaltante no interior de um moinho abandonado.

    O indivíduo tinha na sua posse um CD, um rádio, um par de auriculares, um isqueiro, um carregador de isqueiro e outros artigos que subtraíra do interior da viatura.

    O proprietário referiu que tinha também sido subtraído um auto-rádio, que não se encontrava na posse do interceptado, apurando-se, então, que este o tinha subtraído anteriormente, já que era a segunda vez que furtava artigos do interior daquela viatura, o que fez após partir o vidro lateral de uma das portas.

    Feitas diligências e após se ter apurado a quem o empregado fabril entregara o auto-rádio, foi possível a sua recuperação, procedendo-se à identificação do indivíduo que o detinha, o qual tinha na sua posse uma quantidade diminuta de haxixe, facto comunicado à Comissão de Dissuasão da Toxicodependência respectiva.

    O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Matosinhos.

    ALARME PERMITIU DETENÇÂO DE DOIS INDIVÍDUOS

    No dia 09-03-05, pelas 04h15, na Esquadra de Rio Tinto da PSP foram detidos dois indivíduos do sexo masculino, de 19 e 22 anos de idade, um vendedor ambulante e outro electricista, ambos residentes em Gondomar, por furto no interior de automóvel.

    Agentes do efectivo da Esquadra de Rio Tinto, de serviço de patrulhamento auto na Avenida Doutor Domingos de Sá, daquela localidade, viram três indivíduos em fuga, a pé, após ter-se accionado o alarme de uma viatura BMW 316, de cor branca ali estacionada.

    Foi movida perseguição aos indivíduos, apenas tendo sido possível interceptar dois deles, os identificados, o primeiro na Travessa da Boavista e o electricista na Rua Dr. António Macedo.

    Os indivíduos tinham na sua posse um auto-rádio, o respectivo painel destacável e sua caixa, um estojo com 12 CD’s de música e um par de óculos de sol, artigos que tinham sido subtraídos de uma viatura Peugeot 106, de cor azul, estacionada numa garagem de um imóvel sito na primeira das artérias referidas, facto que foi confirmado, apresentando a viatura danos no tablier e um vidro lateral partido. O proprietário da viatura formalizou a consequente queixa e avaliou os artigos referidos em cerca de 150 euros.

    Os interceptados adiantaram que tentaram abrir o BMW para se porem nele em fuga, quando o alarme accionou.

    Os detidos, a quem foi ainda apreendido um canivete multi-usos, foram presentes ao Tribunal de Gondomar.

    DETIDOS APÓS PERSEGUIÇÃO AUTOMÓVEL

    No dia 09-03-05, pelas 05h00, foram detidos dois indivíduos do sexo masculino, de 21 e 30 anos de idade, desempregado e padeiro, respectivamente, e residentes em Gondomar e Ermesinde, por furto de veículo.

    Após o alerta da Central Rádio da PSP referindo a circulação na Rotunda da Areosa, Porto, de um motociclo de elevada potência, tipo todo-o-terreno, sem chapas de matrícula e no qual seguiam dois indivíduos, agentes da Divisão de Investigação Criminal deste Comando, verificaram que o mesmo circulava na Estrada Interior da Circunvalação, junto ao Bairro S. João de Deus, pelo que, fazendo uso dos sinais identificativos da viatura policial em que seguiam, lhe deram ordem de paragem.

    O condutor, perante a ordem dada imprimiu maior velocidade ao veículo mas, com a colaboração de outros elementos policiais, este veio a ser interceptado de imediato, altura em que foram abordados os indivíduos que nele seguiam.

    Através dos números de chassis e de motor do motociclo, uma Yamaha, modelo XT600, apurou-se que o mesmo constava para apreender, por ter sido furtado, conforme queixa formalizada em 05-03-05, na PSP de S. João da Madeira.

    Foi ainda possível recuperar duas viaturas automóveis, Fiat Uno e Opel Corsa, de que os mesmos indivíduos se tinham apropriado ilicitamente.

    Foram ainda apreendidas, ao padeiro, duas gazuas (pedaços de varetas de óleo), uma chave de parafusos, um canivete e um par de divisas de uniforme de elemento de uma força de segurança.

    O desempregado, que conduzia o motociclo furtado, não é possuidor de habilitação legal para o efeito. Os detidos foram presentes ao Tribunal de Pequena Instância Criminal desta Comarca.

    OPERAÇÃO "PASSWORD" TRAVOU CONTRAFACÇÃO DE CDs e DVDs

    O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto, através do seu Dispositivo de Investigação Criminal, e com início pelas 07h00, realizou no passado dia 10 de Março uma operação policial de que resultou a identificação de três indivíduos do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 27 e os 42 anos de idade, sendo um técnico de informática, um gestor de stocks, um operário de construção civil e uma vendedora ambulante respectivamente, residentes em Rio Tinto e Maia, que vinham praticando ilícitos de viciação e contrafacção de CD’s musicais e filmes de DVD. Há cerca de oito meses, esta polícia iniciou investigações na sentido de identificar padrões de actuação que relacionavam o furto massivo de material informático em empresas da especialidade, com o aumento da actividade da viciação e falsificação descrita, bem como a sua venda em massa nos mercados e feiras ocasionais na área do Comando Metropolitano da PSP.

    A operação policial, que incluiu a realização de duas buscas domiciliárias, em Rio Tinto, teve como objectivo a apreensão de artigos susceptíveis de servirem como meio de prova e, consequente, responsabilização criminal dos seus autores.

    Para além das identificações já referidas, da operação resultaram as apreensões de 1500 filmes DVD falsificados, 400 caixas de DVD’s, 150 CD’s, cinco computadores, uma impressora e diverso equipamento de hardware.

     

    Outras Notícias

    · As maleitas da cidade
    · Olhar a cidade

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].