Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 28-02-2025
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2024

    SECÇÃO: Desporto


    Mais de 1200 atletas/caminhantes estabeleceram um recorde na edição de 2024 da São Silvestre de Ermesinde

    FOTOS HÉLDER TEIXEIRA (JFE)
    FOTOS HÉLDER TEIXEIRA (JFE)
    Realizou-se ao final da tarde do dia 1 de dezembro mais uma edição da Corrida de São Silvestre de Ermesinde. Cerca de 700 participantes – 687 para sermos mais precisos – participaram num evento organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde e pela Câmara Municipal de Valongo. A edição deste ano desde logo ficou marcada pelo recorde batido em relação ao número de participantes, ou seja, aos 687 atletas que participaram na corrida há ainda a juntar os 514 inscritos que participaram na caminhada (de 5 quilómetros) realizada em paralelo à corrida, perfazendo um total de 1201 participantes que percorreram diversas ruas da cidade. A estas pessoas juntaram-se várias centenas de espetadores que fora das baias presenciaram esta corrida/caminhada, fazendo deste um dos momentos maiores do ano civil que está prestes a findar para a nossa cidade.

    foto
    Em termos de resultados, Paulo Barbosa, do SC Braga, foi o vencedor na prova de seniores masculinos, com um tempo de 29m40s; ao passo que Andreia Santos, da equipa Santiago, cortou a meta em 1.º lugar em seniores femininos, com o registo de 33m22s. Refira-se em nota de rodapé que Andreia Santos, uma atleta que tem acumulado títulos no atletismo nacional e internacional, correu em casa, visto que é de Ermesinde. Ela, que a exemplo de Paulo Barbosa, repetiu este ano os triunfos obtidos em 2023 na S. Silvestre ermesindense. O pódio da corrida de seniores masculinos ficou completo com Amado Martins (do GDR Santa Tecla) a um escasso segundo do vencedor, e com Nuno Costa (da equipa Vizela Corre) a fechar no 3.º posto a 41 segundos do 1.º lugar. Em seniores femininos, Laura Silva (do CD S. Salvador do Campo) ficou no 2.º lugar, a 12 segundos da vencedora, enquanto que Marta Martins (do GD Guilhovai) encerrou o pódio com o tempo de 37m27s.

    Foram distribuídos prémios monetários aos três primeiros, respetivamente de 250, 150 e 75 euros.

    Para além destes dois principais escalões, a corrida foi desenrolada ainda nos escalões de Veteranos I Masculinos e Femininos (atletas nascidos entre 2/12/1974 e 1/12/1984), Veteranos II Masculinos e Femininos (atletas nascidos entre 2/12/1964 e 1/12/1974) e Veteranos III Masculinos e Femininos (atletas nascidos entre 2/12/1924 a 1/12/1964). Ricardo Rego (dos ermesindenses do Clube Zupper) e Laura Silva (do CD S. Salvador do Campo) triunfaram no escalão de Veteranos I Masculinos e Femininos, ao passo que Cláudia Pimparel (do Team Shark) e Américo Santos (do Salgueiros) foram os primeiros a cortar a meta no escalão de Veteranos II Masculinos e Femininos. Por último, Belmiro Rodrigues (do Coimbrões) e Paula Andrade (Grupo Desportivo dos Ferroviários de Campanhã) foram os mais rápidos no escalão de Veteranos III Masculinos e Femininos.

    foto
    Apesar do sucesso que no cômputo geral rodeou a edição deste ano da São Silvestre de Ermesinde, houve um ou outro imprevisto que causou algum desagrado entre os participantes. De forma mais precisa, o facto de no abastecimento dos 5 quilómetros as garrafas de água terem começado a escassear, ao que a Junta, segundo apurámos, logo tratou de agir para reparar este imprevisto, embora reconhecendo que não foi suficiente para chegar a todos os pontos da prova, tendo apenas as restantes águas no abastecimento final. Houve também um desvio involuntário no trajeto dos atletas da frente, o que encurtou o percurso em 400 metros (a corrida estava inicialmente traçada para um percurso de 10 quilómetros), sendo que face a esta situação, a Junta tratou de garantir a uniformidade no percurso para os restantes atletas e justiça nas classificações.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].