NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
FILMES HISTÓRICOS – “O Cônsul de Bordéus”
A Universidade Sénior de Ermesinde (USE) levou a efeito, no âmbito da nova iniciativa “Filmes Históricos”, a projeção do filme “O Cônsul de Bordéus - Aristides Sousa Mendes”.
Aconteceu, como estava anunciado, no passado dia 22 de novembro, no Auditório da Junta Freguesia Ermesinde, que estava quase cheio de espetadores, na maioria estudantes da USE mas também cidadãos de Ermesinde, pois o evento era aberto a todos.
Não deu por mal empregue, quem esteve presente, pois, para além do filme, houve um pequeno debate sobre o mesmo e sobre Aristides Sousa Mendes.
Surgiu até a ideia de se promover, este ano letivo, uma visita à Casa do Passal (em Cabanas de Viriato), classificada como Monumento Nacional em 2011 e que, já restaurada, é um memorial dessa notável figura humanista que foi Aristides Sousa Mendes.
Recorde-se que Aristides de Sousa Mendes é reconhecido como o maior responsável por uma gigantesca operação de salvamento de cerca de 30 mil pessoas perseguidas pelos nazis, durante a 2.ª Guerra Mundial, maioritariamente judeus. No Memorial das Vítimas e Heróis do Holocausto do Yad Vashem, em Jerusalém, foi-lhe prestada homenagem em 1966, sendo considerado “Justo entre as Nações”.
Entre nós, o processo de reabilitação da sua memória iniciou-se em 1986, com Mário Soares. Em 1987, foi-lhe atribuído o grau de Oficial da Ordem da Liberdade com pedido de desculpas público à família e, em 1995, foi-lhe atribuída a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
|