NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
Apresentação do livro “Portugal Profundo” de Celeste Almeida
No dia 12 de novembro, o Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde serviu de palco à apresentação do livro “Portugal Profundo - Uma Luz em Tempos Sombrios” da autoria da Prof.ª Celeste Almeida. Foi uma iniciativa da Universidade Sénior de Ermesinde, com o apoio da Junta da Freguesia.
Esta obra recorda o doloroso modo de vida nas aldeias de Montemuro há umas décadas atrás.
Para além do Prof. de História Contemporânea e presidente da Agorárte, Manuel Dias, que apresentou a autora, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira (que tomou parte na mesa e, na sua intervenção, se congratulou com a presença da autora e da sua obra, que ajuda os mais novos a conhecerem as realidades de outros tempos, destacando a importância de haver escritores e escritoras como Celeste Almeida, que nas suas obras falam sobre as suas gentes, tradições e costumes de uma terra, que, por mais pequena que seja, assim fica como marca para o futuro daquilo que somos, uma obra que retrata um povo ou um lugar), o pároco de Ermesinde, padre Domingos Areais, a ex-inspetora da Educação, Regina Rocha que leu algumas partes do livro e declamou, de forma notável, alguns poemas da autora e também de Camões (recordando o 5.º centenário do seu nascimento que este ano se comemora) e Adelina Rosa, que também leu algumas passagens do livro de Celeste de Almeida.
No final a autora teve oportunidade de autografar alguns dos seus livros que vão ser lidos em Ermesinde.
Foi, sem dúvida, uma tarde muito interessante e rica em termos culturais, que ajudou a cumprir aqueles que são os objetivos da Agorárte - Associação Cultural e Artística.
Refira-se ainda a participação, no momento musical que iniciou o evento, das Adufeiras de Ermesinde, dirigidas por Manuel Friães que interpretaram: “As armas do meu adufe”, “Eras tão bonita” (em estreia) e “Maronita”. (Nota: Foto cedida pelo aluno Mário Dias).
|