Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Local


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ERMESINDE

Os números da atividade operacional dos bombeiros ermesindenses nos últimos 30 dias

Foto ARQUIVO AVE
Foto ARQUIVO AVE
Voltamos na presente edição a fazer uma retrospetiva daquilo que foi a atividade operacional dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE) ao longo dos últimos 30 dias, isto, no período temporal compreendido entre os dias 26 de outubro e 26 de novembro. Assim, os “Soldados da Paz” da nossa terra estiveram presentes em 5 incêndios estruturais, 1 incêndio em veículos, 1 incêndio rural, e 3 incêndios em detritos. Ao nível de acidentes rodoviários, os BVE estiveram em 5 atropelamentos, 13 colisões e 6 despistes. No que diz respeito aos serviços de emergência pré-hospitalar os bombeiros efetuaram um total de 584 ocorrências, sendo que este continua a ser o grosso do serviço efetuado pelos BVE. Registaram-se também 71 assistências à população e 5 serviços de abertura de portas com socorro. Ao longo destes 30 dias a que fizemos referência, os bombeiros percorreram 24.103 quilómetros e totalizaram 1470 horas de serviço operacional. Dedicaram-se ainda a 200 horas de instrução, sendo também de sublinhar que os BVE despenderam 2750 horas de piquetes ao quartel, ou por outras palavras, 2750 de serviço gratuito despendidas à sociedade.

Estes dados foram-nos mais uma vez facultados por Emanuel Santos, o comandante dos BVE, que nos deu nota ainda de que mesmo com as pequenas intempéries que se fizeram sentir neste período temporal de 26 de outubro a 26 de novembro os bombeiros não foram solicitados para um número significativo de ocorrências no âmbito das inundações, o que na voz do comandante talvez tenha sido já fruto dos conselhos dados à população e que foram publicados na última edição do nosso jornal, no sentido de limparmos as sargetas localizadas às nossas portas para evitar assim que as folhas e o lixo ali se acumulem por força da intempérie e entupam essas mesmas sargetas. «Parece que começou a haver mais cuidado, e daí não termos sido solicitados para tantas ocorrências (ao nível de inundações) apesar da chuva que caiu», disse o comandante.

REFORÇAR OS CUIDADOS NA PARTE DA ELETRCIDADE NAS HABITAÇÕES

O comandante Emanuel Santos aproveitou, aliás, a Página dos Bombeiros da nossa edição de outubro para reforçar neste número de novembro alguns conselhos/dicas à população para esta época em que o frio começa a fazer-se sentir com mais intensidade. Conselhos/dicas que têm a ver com a parte elétrica, ou seja, nos cuidados que todos temos de ter com a eletricidade neste período de frio, desde logo cuidado com a utilização dos cobertores elétricos; (evitar) a sobrecarga de corrente nas tomadas de eletricidade; ter atenção com os dispositivos de aquecimento, mais concretamente as salamandras, as lareiras, os aquecedores (tanto a gás, como elétricos), em que tem de haver cuidados especiais para cada um deles, como por exemplo, as tubagens da refrigeração têm de estar sempre desimpedidas e limpas para evitar acidentes (incêndios), especialmente nas salamandras e lareiras.

O comandante dos BVE voltou a reforçar o apelo para que todos estejamos atentos aos idosos à nossa volta que vivam sozinhos e que já não são vistos na rua, ou no café, há algum tempo, ou que percebamos que não abrem as janelas de sua casa há algum tempo, no sentido de perceber se estão bem, ou se precisam de ajuda. «Devemos estabelecer um contacto de proximidade. Se não virmos um vizinho há alguns dias devemos bater à porta e saber se está bem, de modo a evitar que as maleitas más aconteçam. O vizinho não está, vamos bater à porta. Não vejo o vizinho desde ontem e ele todos os dias me diz um “bom dia”, vamos ver se está bem, sabendo de antemão que se trata de um idoso que mora sozinho. Devemos procurar ter o contacto de algum familiar para nesses casos percebermos se está tudo bem com o idoso», sublinhou o comandante, que a este propósito opinou que todos temos de trabalhar um bocadinho mais o humanitarismo, tentando que as pessoas se comecem a preocupar mais umas com as outras, algo que neste momento é muito importante. E porque esta foi a última Páginas dos Bombeiros a ser publicada antes do Natal, os Bombeiros Voluntários de Ermesinde aproveitaram para endereçar a toda a população votos de Boas Festas.

Por: MB

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].