Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Últimas


    Câmara de Valongo e Lipor testam aproveitamento de escórias na construção de arruamentos

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Administrador-Delegado da Lipor, Fernando Leite, acompanharam a aplicação de um material experimental AAGE (Agregado Artificial de Granulometria Extensa) na Rua Álvares Cabral, em Valongo. Este material, proveniente de escórias de incineração de Resíduos Urbanos na Central de Valorização Energética da Lipor, foi utilizado como camada de base do pavimento rodoviário, num troço com cerca de 60 metros de extensão e 9 metros de largura.

    De acordo com a autarquia valonguense, «o material em questão apresenta uma granulometria semelhante à do tout-venant, material habitualmente utilizado para realização desta camada de pavimento. O espalhamento e compactação do material fornecido pela Lipor foi efetuado pelo adjudicatário da empreitada municipal para construção do sublanço 2 da Variante à EN-15».

    «Temos muita esperança nesta solução inovadora e aceitamos com prontidão e entusiasmo este desafio proposto pela Lipor. Pretendemos com este projeto-piloto encontrar soluções construtivas mais sustentáveis na construção de arruamentos através do reaproveitamento dos resíduos urbanos e, simultaneamente, reduzir a necessidade de utilização de recursos naturais”, salienta o autarca, que é também presidente do Conselho de Administração da Lipor - Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto.

    foto

    Esta prática está também em linha com as propostas contidas no Plano de Ação Local desenvolvido pelo Município de Valongo na rede circular para a construção sustentável – R2CS, da Iniciativa Nacional das Cidades Circulares - InC2.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].