Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Cultura


    Revista “Vallis Longus. História. Arte. Cultura. Património. Identidade. Cidadania” foi apresentada

    Foto CMV
    Foto CMV
    No passado dia 12 de janeiro, na sala Multiusos do Museu e Arquivo Municipal de Valongo teve lugar a apresentação da II Série da revista “Vallis Longus. História. Arte. Cultura. Património. Identidade. Cidadania”, n.º 1, 2023.

    Trata-se de uma publicação com muito bom aspeto gráfico, e com atrativo conteúdo histórico, com a coordenação do professor Joel Mata, que aborda várias temáticas alusivas ao concelho de Valongo. Na sua intervenção, Joel Mata falou das dificuldades que houve, por várias razões, em conseguir que os convidados a colaborar o fizessem em tempo útil. O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, com o habitual empenho que mostra nas iniciativas editoriais da edilidade, elogiou o reaparecimento da “Vallis Longus” e acredita que ainda estará no lançamento de mais 2 ou 3 números, acreditando que a revista, que ficará disponível na internet, contribuirá para um melhor conhecimento do nosso passado.

    Este primeiro número, nas suas 226 páginas, traz os seguintes trabalhos de carácter histórico-cultural: “Pobreza e assistência pública no concelho de Valongo (séculos XVI-XIX)”, da autoria de Joel Silva Ferreira Mata; “A Emigração do Concelho de Valongo para o Brasil (1836-1851)”, da autoria de Paulo Amorim; “Comportamentos Demográficos em São Lourenço D’ Asmes no último Quartel do séc. XVII”, da autoria de José Manuel Pereira; “Apontamentos da 2.ª Invasão Francesa no Concelho de Valongo”, da autoria de André Adolfo da Silva Teixeira; “As Lutas Liberais e a fundação do Concelho de Valongo”, da autoria de Manuel Augusto Dias; “A década em que conheci Valongo. E antes, como era?”, da autoria de Lino Tavares Dias; “Antecedentes onomásticos do topónimo “Luriz” (S. Martinho do Campo – Valongo)”, da autoria de Domingos A. Moreira; “Itinerários do Caminho de Santiago no Concelho de Valongo. Algumas Breves Evidências”, da autoria de Paulo Caetano Moreira; “Cine-Teatro de Valongo - O nosso Cinema Paraíso”, da autoria de Vitorino Neves; “Bugiada e Mouriscada de Sobrado: A Festa e seus Espaços Interpretativos e de Salvaguarda”, também da autoria de Paulo Caetano Moreira; “O Fundo da Administração do Concelho de Valongo, do Arquivo Histórico de Valongo”, da autoria de Manuela Ribeiro.

    Já na parte final da Revista são feitas “Recensões críticas” a três obras que recentemente foram editadas pela Câmara Municipal de Valongo: Os Romanos em Valongo, Volume I, Câmara Municipal de Valongo, 2022, com 299 páginas, da autoria de Lino Tavares Dias, Cristina Madureira, Paula Costa Machado, Pedro Aguiar e Alexandre Lima; Valongo na Primeira República, Câmara Municipal de Valongo, 2021, com 272 páginas, da autoria de Manuel Augusto Dias; e Valongo e a Primeira Grande Guerra, Câmara Municipal de Valongo, 2018, com 276 páginas, também da autoria de Manuel Augusto Dias.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].