Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Local


    Cabeça de lista da CDU pelo Distrito do Porto veio conhecer melhor o Centro Social de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O Centro Social de Ermesinde (CSE) recebeu no passado dia 18 de janeiro a visita do cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral do Distrito do Porto nas próximas Eleições Legislativas, Alfredo Maia. Nesta visita ao Centro o candidato – e ainda deputado da Assembleia da República eleito pela coligação de esquerda – procurou aprofundar o conhecimento do trabalho realizado pela instituição, designadamente das respostas sociais nas diversas valências que a mesma tem. De acordo com as palavras de Alfredo Maia ao nosso jornal, a visita serviu igualmente para que a CDU pudesse recolher informação no sentido de «enriquecer a nossa reflexão sobre esta realidade (setor social) e qualificar as propostas que faremos, tendo em conta que estamos agora numa fase de pré-campanha eleitoral e de preparação do nosso programa eleitoral».

    A receber o “número 1” da lista da CDU pelo círculo do Porto estiveram alguns elementos da direção do CSE, nomeadamente, o seu presidente Henrique Queirós Rodrigues, que se fez acompanhar dos diretores Tavares Queijo, Raul Santos e Adelino Soares, sendo que este último é também o 18.º elemento da lista de candidatura da CDU pelo nosso distrito às eleições de 10 de março próximo.

    foto
    Alfredo Maia teve então a oportunidade de reunir com os dirigentes do Centro, no sentido, e como já referimos, de conhecer de forma detalhada o trabalho ali desenvolvido, como também perceber as preocupações sobre a situação social da região. Teve ainda a oportunidade de visitar o Centro de Formação do CSE e conhecer de perto, através de uma conversa com a diretora técnica desta valência, Albertina Alves, a função desta resposta social, e em particular a resposta socioeducativa que é a Escola de Segunda Oportunidade de Valongo».

    Na sequência dessa reunião o candidato disse ao nosso jornal que «do conhecimento que temos tido no terreno das várias instituições que garantem estas e outras valências, sem dúvida que estamos perante um setor que dá uma resposta fundamental às populações, e que apresenta, em alguns casos, experiências um pouco diversificadas entre si, e que nos ajudam a compreender as várias possibilidades de solução para problemas que são gritantes aqui no Distrito do Porto. E o CSE destaca-se em alguns aspetos mais singulares, sendo que eu gostaria de destacar este exemplo do Centro de Formação e da Escola de Segunda Oportunidade que aqui funciona, e que nos parece uma resposta bastante positiva, desde logo no sentido de garantir às crianças e jovens que não são perdidos pelo sistema escolar e que, pelo contrário, é possível reintroduzi-los no percurso escolar e não desperdiçar o capital humano que elas representam».

    foto
    A terminar questionámos Alfredo Maia sobre quais os objetivos da CDU com vista ao ato eleitoral de 10 de março, ao que nos respondeu que o «objetivo passa por reforçar a presença da CDU no parlamento. O PCP e Os Verdes não só precisam como merecem serem reforçados na Assembleia da República, e merecem desde logo porque sempre se destacaram pelo volume e pela qualidade das suas propostas no parlamento».

    No que concerne às prioridades que a candidatura da CDU pelo círculo do Porto pretende verter no seu programa eleitoral, o candidato elencou a questão da habitação, um setor que na sua voz apresenta carências enormes no nosso distrito; mas também a valorização dos salários e das pensões; e de igual modo a valorização das carreiras profissionais de todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores de instituições como o CSE. A Educação, a Saúde e a Segurança Social serão também prioridades que irão constar no programa eleitoral da CDU/Distrito do Porto.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].