Cuidar com Equilíbrio: Estratégias Práticas para Cuidadores Informais
No dia 5 de novembro celebra-se o Dia Mundial do Cuidador Informal. O cuidador informal desempenha um papel crucial ao assumir a responsabilidade de cuidar de alguém que enfrenta diversos desafios de saúde, incapacidade ou fragilidade.
O papel de cuidador pode ser verdadeiramente desafiador, requerendo tempo, dedicação e frequentemente resulta em consequências emocionais e físicas para o próprio cuidador. Neste contexto, existem várias estratégias adotadas pelos cuidadores para lidar com o stress associado a esta responsabilidade. Entre essas estratégias, destaca-se o reforço das redes de apoio, como a família, amigos e os grupos de apoio.
Na Casa do Povo de Ermesinde, enquanto psicóloga, criei e assumo a coordenação do grupo de suporte intitulado de “Vamos Cuidar de Quem Cuida” que visa facilitar a partilha de experiências e preocupações entre os cuidadores dos nossos utentes. Este projeto tem como objetivo assegurar um ambiente acolhedor e terapêutico onde os intervenientes podem partilhar experiências, emoções ou desafios que vivenciam no ato de cuidar, aliviando a carga emocional e promovendo um sentimento de pertença.
Reconhecer a necessidade de ajuda profissional é um passo de autocompaixão e sabedoria. Procurar informações sobre o processo de envelhecimento e a patologia diagnosticada, bem como estratégias de comunicação, pode ajudar o cuidador a estar mais bem preparado para enfrentar as adversidades inerentes ao processo de cuidar.
É fundamental dedicar tempo a atividades de lazer que permitam relaxar e oferecer uma pausa necessária das responsabilidades associadas ao papel de cuidador. A prática de exercício físico ou envolvimento em atividades prazerosas contribui não apenas para
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Joana Lopes*
*Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde
|