Tertúlia sobre o valor da Liberdade e o 25 de Abril
Na tarde do passado dia 16 de novembro, Dia Mundial da Filosofia, na Biblioteca da Escola Secundária da Maia, o nosso diretor, Manuel Augusto Dias, a convite de Carlos Magalhães, ex-professor desta escola, e dos responsáveis da área da Filosofia e da Biblioteca, discorreu sobre a importância da Liberdade que os portugueses alcançaram com o triunfo da revolução do 25 de Abril de 1974.
Para além de recordar as causas da Revolução, falou dos seus protagonistas e, sobretudo, das suas consequências para Portugal e para os portugueses. Foram moderadores da sessão Ana Miguéis e Carlos Magalhães e, entre os presentes encontravam-se os delegados e subdelegados das turmas do ensino secundário, vários docentes daquele estabelecimento de ensino e alguns convidados, entre os quais o antigo Governador Civil do Porto, Joaquim Couto, e o presidente da FAPEMAIA, Cláudio Gonzaga.
A intervenção dos alunos começou com um interessante momento musical e, na parte final da tertúlia, foram por eles colocadas várias questões muito pertinentes ao palestrante sobre o tema em causa evidenciando que, felizmente, ainda há alunos que se interessam pela vida política do seu país. Depois de cerca de hora e meia de diálogo sobre a Liberdade e o 25 de Abril houve tempo ainda para um porto de honra.
Nota da Redação:
Na Conferência “Educação, que futuro?”, noticiada na nossa última edição, escrevemos que Paulo Gonçalves era Adjunto da vice-presidente e vereador da Educação da Câmara Municipal da Maia, quando queríamos escrever que era adjunto da vice-presidente e vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia, Emília de Fátima Moreira dos Santos. Apresentamos a ambos o nosso pedido de desculpas pelo lapso.
|