Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2023

    SECÇÃO: Educação


    Autarquia valonguense aprova protocolo para a criação de um Clube de Música na Escola D. António Ferreira Gomes

    foto
    Ainda na reunião pública de caráter extraordinário da Câmara Municipal de Valongo (CMV), do passado dia 27, foi aprovado por unanimidade a proposta de protocolo para dinamização e formação do Clube de Música, na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, para o ano letivo 2023/2024.

    Na proposta apresentada e votada podia ler-se que «o Município de Valongo, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, disponibilizou aos/às alunos/as da Escola D. António Ferreira Gomes que frequentam o 2.º Ciclo de Escolaridade o “Express’ARTE”, que visa a promoção do sucesso escolar através da Educação pela Arte. Este projeto contempla três áreas performativas: a música, o teatro e as artes circenses, sendo que, após um período experimental, os/as jovens são convidados a escolher uma área, que frequentarão durante o ciclo. Decorrente da implementação do projeto, nos dois últimos anos letivos, e considerando que não tem continuidade no 3.º Ciclo de Escolaridade, sentiu-se a necessidade de criar um Clube de Música, nomeadamente para os/as jovens do 7.º ano de escolaridade, que frequentaram a área da Música nos dois anos letivos anteriores, e que manifestaram o interesse em prosseguir a sua aprendizagem, num ambiente informal, que funcione de forma semelhante aos Clubes de Teatro, criados no âmbito do Projeto Palco Letivo».

    A autarquia recorda ainda que enquanto membro integrante da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Valongo «promove elementos importantes para uma educação integral, propondo uma política educativa ampla, transversal e inovadora, incluindo todas as formas de educação formal, não formal e informal, bem como uma constante interação com as diversas manifestações culturais, fontes de informação e formas de descobrir a realidade».

    Desta forma, foi aprovada a celebração de um protocolo entre o Município, a Grupetto Música – Associação Cultural, e o Agrupamento de Escolas de Ermesinde para a criação e dinamização de um “Clube de Música” na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, entre dezembro de 2023 e junho de 2024, em sessões semanais, com 90 minutos de duração. Refira-se que a “Grupetto Música – Associação Cultural”, é uma associação criada em janeiro deste ano, com sede em Alfena, e que privilegia a metodologia “School Band”, que se traduz no ensino coletivo de música, destinada a proporcionar uma experiência de iniciação aos instrumentos de sopro e percussão, tendo por base o modelo “Classband”. «Ocorrendo sempre numa lógica de coletivo, esta prática gera dinâmicas de grupo socialmente relevantes pela construção de cooperativismo e de respeito mútuo, sendo adequada ao que se pretende implementar, em linha com a metodologia utilizada também no Express’ARTE», podia ainda ler-se na proposta aprovada em sede de executivo.

    Os custos de operacionalização deste projeto totalizam o montante de 1.750.00 euros, pagos mensalmente em parcelas de 250.00 euros, referentes à formação e dinamização do clube de música, entre dezembro e junho, que inclui, para além do recrutamento de técnicos/as especializados/as, também a disponibilização dos instrumentos musicais e outro material necessário à dinamização do Clube.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].