Domingos Areais lançou em Ermesinde o seu último livro: “A História de Deus com os homens e dos homens com Deus”
|
MESA DE LANÇAMENTO DO LIVRO DO PADRE DOMINGOS AREAIS, NO MOMENTO EM QUE ESTE SUAVA DA PALAVRA |
O Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde foi pequeno para receber todas as pessoas que ali acorreram ao princípio da noite do passado dia 4 de novembro, para assistirem ao lançamento do mais recente livro do Padre Dr. Domingos Areais, intitulado “A História de Deus com os homens e dos homens com Deus / Introdução à História da Salvação”.
O novo pároco de Ermesinde sentia-se um homem feliz com o carinho demonstrado por todas aquelas pessoas vindas de S. Pedro Fins, terra do seu nascimento, de Folgosa, uma das freguesias que paroquiou, e de Ermesinde, a sua nova Paróquia, mesmo sendo este um dia assinalado como de “alerta vermelho” pelo IPMA. Para a apresentação da sua obra, contou com a presença do Biblista, padre Ricardo Aguiar, da economista Elisabete Ramos, e da cicerone da sessão e autora do prefácio, a psicóloga Raquel Azevedo Freitas, que também é a presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins.
Entre as muitas personalidades presentes, permita-se que destaquemos o Presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, o Bispo Auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio e o padre Joaquim Samuel Guedes, que é, desde 2018, o reitor do Santuário de Santa Rita.
|
O LIVRO |
A sessão iniciou-se com um momento musical proporcionado pelo Coro Infanto-juvenil de Folgosa, que subiu mais duas ou três vezes ao palco para animar musicalmente a sessão e agradecer ao reverendo Domingos Areais aquilo que fez por este grupo e pela juventude da Paróquia, no tempo que lá permaneceu.
Uma das primeiras intervenções foi a do presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, que mostrou a sua grande satisfação por o Auditório se encontrar completamente cheio e por este livro do novo Pároco de Ermesinde ser lançado nesta sala deixando-lhe o convite para que assim proceda também com os próximos livros da sua autoria.
A apresentadora de serviço, Raquel Freitas, agradeceu à Paulinas editora e ao padre ermesindense José Augusto Oliveira (atual pároco de Nogueira e Silva Escura, no concelho da Maia) o estímulo dado para a sua publicação, ao mesmo tempo que procedeu à análise da simbólica e esplêndida imagem reproduzida na capa do livro, em que Miguel Ângelo pinta a representação da passagem bíblica em que Deus cria o primeiro Homem, Adão, neste encontro entre Deus e o Homem que bem ilustra o título do livro.
|
RAQUEL FREITAS USANDO DA PALAVRA NO INÍCIO DA SESSÃO PERANTE UM AUDITÓRIO REPLETO |
Coube ao interveniente seguinte, padre Ricardo Aguiar (vice-reitor do Seminário do Bom Pastor), como especialista da Bíblia, fazer a apreciação do livro em lançamento. Começou por recordar aos presentes a noção de História como narração escrita. Ora o livro do padre Domingos Areais faz a sequência de factos e ações que vêm narrados na Bíblia, uma espécie de relato dos acontecimentos bíblicos, por ordem cronológica, e com a localização geográfica, desde os tempos mais antigos até aos tempos apostólicos. “A História de Deus com os homens e dos homens com Deus” não descura a história da salvação, a salvação de todos os seres humanos. O livro está dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento e, a seguir a cada uma delas, o autor colocou as respetivas referências bibliográficas.
A economista Elisabete Ramos, depois de elogiar o contínuo estudo do padre Domingos Areais, fez uma inteligente ligação entre religião e economia, falando de variáveis, da lei da oferta e da procura e de Deus que, ao contrário das empresas que só querem os mais fortes, os mais capazes, quer todos, como bem lembrou o Papa Francisco durante as Jornadas Mundiais da Juventude.
No final, o autor recordou a
(...)
leia esta notícia na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Por:
Manuel Augusto Dias
|