Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2023

    SECÇÃO: Educação


    Dia do Agrupamento das Escolas de Ermesinde vivenciado pela comunidade escolar com inúmeras atividades

    foto
    Assinalou-se a 19 de maio último o Dia do Agrupamento das Escolas de Ermesinde (AEE). Foi uma jornada de festa repleta de atividades vivenciada por toda a comunidade escolar de todos os estabelecimentos de ensino que integram o referido agrupamento. Foi um dia dedicado a partilhar com os outros o que se faz nas escolas do AAE, sendo que as atividades tiveram início às 9H00 e prolongaram-se durante o resto do dia.

    foto
    Na escola sede, a Escola Secundária de Ermesinde, a comunidade escolar usufruiu, a título de exemplo, de laboratórios experienciais e salas temáticas onde pôde meter “mãos à massa”, digamos, em matérias como o corpo humano ou a mineração. Na ESE estiveram ainda patentes várias exposições interativas, de áreas como Saúde e Cidadania, Ciências Naturais, Educação Ambiental, ou do Clube Europeu. Tudo isto para além de vários jogos interativos, em disciplinas como História, por exemplo, em que os alunos foram brincando e aprendendo em simultâneo.

    foto
    Já na escola D. António Ferreira Gomes, uma das muitas atividades organizadas no âmbito deste Dia do Agrupamento aludiu à prevenção rodoviária, permitindo que os alunos aprendessem sobre segurança no trânsito ao desfrutar de kartings e bicicletas. Isto para além de laboratórios abertos de ciências e físico-química onde a comunidade escolar deste estabelecimento pôde despertar o seu interesses pela ciência.

    foto
    Na Escola Básica de Sampaio houve um piquenique muito especial, onde a comunidade utilizou as novas mesas de jardim, construídas pela Associação de Pais desta escola, proporcionando aos meninos e meninas momentos de alegria ao ar livre.

    foto
    Por sua vez, a Escola Básica da Gandra promoveu um encontro intergeracional, em que os alunos tiveram a oportunidade de conviver com pessoas mais velhas da nossa comunidade, sendo de destacar neste ponto a atuação do Grupo Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Ermesinde (notícia esta de que damos conta nesta edição).

    Durante o evento, houve um workshop de danças antigas, incentivando a expressão artística e o movimento corporal.

    Na Escola Básica da Bela os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma viagem às brincadeiras dos seus avós, na sequência da realização de um vasto conjunto de jogos tradicionais. Além disto, os alunos das turmas do 3º ano da Gandra e 4º ano da Bela deslocaram-se à Escola D. António Ferreira Gomes onde além de desfrutarem de algumas das atividades que ali se desenrolaram tiveram a oportunidade de expressar a sua criatividade com pinturas faciais coloridas e divertidas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].