Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2023

    SECÇÃO: Educação


    CENFIM de Ermesinde no Mundial de Robótica em Bordéus

    Equipa de formandos do CENFIM – Núcleo de Ermesinde participará no RoboCup 2023, de 4 a 10 de julho. A equipa representará Portugal na categoria de “Rescue Maze”.

    foto
    A equipa do CENFIM de Ermesinde, constituída pelos formandos Cristiana Ferreira, José Nunes, Bruno Moreira e pelo seu mentor, Engº Carlos Amorim, vai participar de 4 a 10 de julho no “RoboCup 2023” que terá lugar na cidade de Bordéus, em França. O evento reúne as melhores equipas de estudantes de todo o mundo que se dedicam à construção de robôs autónomos.

    Os formandos do CENFIM vão representar Portugal na categoria de “Rescue Maze” com um robô autónomo maioritariamente construído nas aulas de Mecatrónica do núcleo de Ermesinde. O coordenador e mentor do projeto, Engº Carlos Amorim, referiu que a construção do robô envolveu um conjunto vasto de áreas do saber e da ciência, uma vez que para levarem a cabo este tipo de projetos, os formandos têm de reunir competências nas áreas de Eletrónica, Mecânica, Desenho, Programação, CNC, Impressão 3D, Inglês, Física e Matemática. O formador salientou, ainda, que um dos objetivos das formações dinamizadas no CENFIM é precisamente a de se “promover uma panóplia de competências que começam a ser trabalhadas no contexto de sala de aula no início de cada ciclo de formação”, cativando-se os jovens, através de atividades práticas, para o envolvimento neste tipo de projetos.

    foto
    A equipa do CENFIM sagrou-se Campeã Nacional da liga “Rescue Maze”, no Festival Nacional de Robótica 2023, que teve lugar na cidade de Tomar, de 28 a 30 de abril, facto que garantiu a representação de Portugal no evento mundial.

    Ermesinde pode assim, mais uma vez, ver o seu nome numa competição Mundial e ser reconhecida quanto à qualidade e eficiência técnica que se aprende em Portugal, neste caso, pelo excelente trabalho que tem sido dinamizado pelo CENFIM.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].