Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2023

    SECÇÃO: Educação


    O CENFIM de Ermesinde na Oficina da Regueifa e do Biscoito

    foto
    O CENFIM de Ermesinde tem promovido a oportunidade aos seus formandos de conhecerem um ponto de referência na história de Valongo, a Oficina da Regueifa e do Biscoito. As visitas têm decorrido para as turmas de Aprendizagem, dos cursos de CNC, Desenho de Construções Mecânicas e Soldadura, tendo as últimas decorrido a 22 de fevereiro e a 19 de abril.

    foto
    Esta Oficina tem como intuito prestar uma homenagem à população que trabalhou arduamente para a criação e manutenção de uma atividade secular – a panificação - e de uma marca do município, fomentando a promoção do seu património cultural.

    foto
    Os formandos do CENFIM vivenciaram uma experiência interativa e audiovisual pela história da indústria da panificação em Valongo. Assistiram a um filme em 3D que apresentava todas as particularidades desta atividade ancestral. De seguida, realizaram uma visita com a ajuda do guia e da consulta de diapositivos interativos, auxiliando na compreensão de todo o ciclo de fabrico e transporte do pão, mas também da demonstração de objetos e memórias ligadas ao mesmo. Ansiosos por este momento, era chegada a hora do tão esperado Workshop “Espaço Mão na Massa”, que consistiu na experiência de confeção de biscoitos, seguindo todas as instruções concedidas, e da tão saborosa e refinada degustação, com um sabor muito especial. Os nossos visitantes revelaram uma crescente curiosidade, colocando as suas dúvidas, e reconheceram o nobre mérito de todos os que contribuíram e contribuem para a sobrevivência desta notória atividade.

    foto
    Especializado na Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, o CENFIM de Ermesinde valoriza a formação nos mais diversificados domínios, nomeadamente na preservação e dignificação das nossas tradições e, consequentemente, da nossa cultura.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].