BASQUETEBOL
NCR Valongo alcança histórica subida à 1.ª Divisão Nacional
|
Foto NCRV |
O basquetebol do nosso concelho viveu um mês de maio memorável. Para além dos feitos das meninas do CPN (os quais damos conta na presente edição), também a equipa de seniores masculinos do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo (na imagem) fez história, ao carimbar a subida à 1.ª Divisão Nacional.
Facto ocorrido no passado dia 6 de maio, no Pavilhão Municipal de Campo, altura em que o Núcleo bateu o Juventude Pacense por 79-49 e garantiu o 1.º lugar da 2.ª fase da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e consequente ascensão ao escalão acima. A equipa de Valongo já havia realizado uma 1.ª fase brilhante, ao classificar-se em 2.º lugar da Série B/Zona Norte, assegurando então a presença na fase seguinte.
No rescaldo deste feito histórico, a subida à 1.ª Divisão Nacional, o nosso jornal trocou algumas palavras com o presidente do NCR Valongo, Vítor Ferreira, que questionado sobre qual havia sido o segredo deste êxito desportivo, e que importância esta subida tem para o clube e para o próprio concelho de Valongo, este foi perentório em dizer que «a chave do sucesso desta equipa, foi a equipa em si, uma base da equipa que já vem de algumas épocas anteriores, que integraram os novos elementos no seu seio “familiar” e que com o evoluir do tempo se tornou cada vez mais forte, fortalecendo ao máximo o conceito de “Família”. Outra chave para o sucesso foi também a equipa técnica que com um trabalho exemplar conseguiu fazer a equipa/família acreditar nas ideias que eles propuseram para alcançar o sucesso. Também da parte da direção tudo foi feito para que dentro das suas grandes limitações disponibilizassem todas as condições para atingir o sucesso. Resumindo, numa época que muitos poucos acreditavam, o esforço, compromisso e dedicação de todos contribuíram para atingir um marco histórico no clube, concelho e cidade/freguesia de Valongo, conseguindo assim atingir a tão ambicionada subida de divisão que o clube já procurava nas últimas três a quatro épocas». Vítor Ferreira acrescentaria ainda que é de «ressalvar que no mundo do basquetebol, e na minha opinião pessoal, esta divisão é sem dúvida a mais difícil para subir, tendo em conta o número de equipas inscritas e o número de vagas para subir (no norte são apenas duas vagas), para além de que todos os anos existem equipas que apostam forte na subida».
A terminar, o dirigente sublinhou que o NCR Valongo é um clube em franco crescimento, com cerca de 200 atletas em todos os escalões de formação, desde os babies aos seniores, e que «ambiciona crescer ainda muito mais».
|