Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2023

    SECÇÃO: Local


    Celebração Mariana em Ermesinde a 12 de maio último

    foto
    À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, apenas com exceção dos anos da pandemia Covid-19, a Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde, organizou oito Procissões das Velas, numa manifestação de fé e de culto muito vivo a Nossa Senhora, que envolveu toda a área desta paróquia, uma das maiores da diocese do Porto e teve lugar ao fim da tarde do dia 12 de maio. Contou com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo, da Junta de Freguesia de Ermesinde, da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros de Ermesinde e de muitos voluntários (incluindo os Escuteiros) que ajudaram a organizar estas procissões que, obviamente, causaram algum transtorno na fluidez do tráfego automóvel na cidade.

    foto
    As Imagens de Nossa Senhora de Fátima que abriam estas procissões vieram dos seguintes lugares: da Bela, saindo de junto do seu Nicho na Rua Ilha do Corvo, percorrendo, depois, as ruas Ilha Graciosa, Ilha do Faial, Ilha de S. Miguel, Timor, Manuel Joaquim Fernandes Santos, Fonte, Álvaro Mendes, Miguel Bombarda, Padre Avelino da Assunção, da Igreja até à Igreja paroquial (este ano foi a Nossa Senhora proveniente da Bela que subiu à tribuna presidencial); Bom Pastor, saída da Igreja do Bom Pastor, percorrendo as ruas Filipa de Vilhena, 1.º de Dezembro, Doutor João Rangel, Rodrigues de Freitas, 5 de Outubro, D. António Castro Meireles até à igreja paroquial; Montes da Costa, saída do Nicho, na confluência das Ruas Prof. Agostinho da Silva com Humberto Delgado, percorrendo as ruas Humberto Delgado, 9 de Agosto, D. Afonso Henriques, Humberto Delgado, Barreira, Alto da Costa, Costa, 5 de Outubro, António Castro Meireles, até à Igreja Paroquial; Santa Rita (Formiga), saída da Igreja, percorrendo as ruas José Joaquim Ribeiro Teles e D. António Castro Meireles, até à igreja paroquial; Gandra, saída da Casa do Povo de Ermesinde, passando pela Praça 1.º de Maio e pelas ruas Vasco Lima Couto, Egas Moniz, Índia Portuguesa, Angola, Portocarreiro, Eng.º Armando Magalhães, Cancela, Igreja (Viaduto) até à Igreja paroquial; Sampaio, saída da Capela do Senhor dos Aflitos, percorrendo as Ruas: Simões Lopes, Luís de Camões, Elias Garcia, Cancela e da Igreja (Viaduto), até à igreja paroquial; Saibreiras, saída da Praceta Pedro Nunes, atravessando o Bairro das Saibreiras na rua Molares, percorreu a rua das Leiras, e a Monsenhor Miguel Sampaio, prosseguindo pelas ruas Vista Alegre, Leiras, Calouste Gulbenkian e Rodrigues de Freitas, Vasco da Gama, José Joaquim Ribeiro Teles, D. António Castro Meireles até à igreja paroquial; finalmente, Sonhos, saída do lugar da Capela (confluência das ruas Aires Martins e Sonhos), passando pelas ruas de Sonhos, Pinheiro, 5 de Outubro, Fontes Pereira de Melo, Álvaro Mendes, Miguel Bombarda, Padre Avelino da Assunção, da Igreja até à Igreja paroquial.

    Eram cerca de 22 horas, quando no recinto frente à Igreja Matriz, uma verdadeira multidão, com velas acesas na mão, acompanhou a celebração presidida pelo pároco, Cónego João Peixoto, e acolitada por outro pároco e pelos diáconos em serviço nesta Paróquia. Milhares de crentes oraram piedosamente a Nossa Senhora de Fátima, pela solidariedade, pela paz e pelo amor entre os homens.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].