Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2023

    SECÇÃO: Destaque


    Secretário de Estado das Florestas iniciou em Valongo uma visita ao Parque das Serras do Porto

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, visitou no passado dia 16 de maio o Parque das Serras do Porto. Visita essa que teve início em Valongo, na sede do Parque. Nesta visita de trabalho à Paisagem Protegida Regional com uma extensão de quase 6000 hectares que abrange seis serras (Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas) nos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, o governante teve a oportunidade de conhecer exemplos de requalificação ecológica. Nesta sua passagem pelo Parque das Serras do Porto, em que se fez acompanhar pelos presidentes de câmara dos três municípios (Valongo, Gondomar e Paredes) que integram este “pulmão verde” do Grande Porto, João Paulo Catarino visitou o miradouro da Serra de Santa Justa, o vale do rio Ferreira (Couce e Belói), a área envolvente às Lagoas de Midões, em Gondomar, e diversas aldeias de Paredes.

    João Paulo Catarino salientou a união e a paixão dos três autarcas envolvidos no projeto do Parque das Serra do Porto, que classificou como um «ativo diferenciador da Área Metropolitana do Porto», sobretudo no que respeita à área do turismo. «O Grande Porto vai ganhar imenso com este património valiosíssimo», frisou o governante, referindo que estão disponíveis instrumentos financeiros que podem e devem ser utilizados para transformar a paisagem e renaturalizar com espécies autóctones áreas ocupadas por espécies invasoras como as acácias e eucaliptos não produtivos.

    foto
    No que respeita à prevenção de incêndios florestais, o governante salientou que no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência está prevista nesta área uma faixa de gestão de combustível de primeira ordem, bem como a constituição de mais uma equipa de sapadores para assegurar vigilância permanente e trabalhos de gestão de combustível durante todo o ano.

    A visita de João Paulo Catarino ao Parque das Serras do Porto terminou no parque de lazer da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, no Concelho de Paredes, onde o membro do Governo testemunhou o trabalho participativo desenvolvido no âmbito do “Clube das Escolas”, com o objetivo de divulgar o território e os valores naturais e culturais do Parque das Serras do Porto, numa iniciativa que envolveu alunos e professoras da Escola Básica de Recarei.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].