Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Últimas


    "Ler não Custa Nada" nos espaços municipais de Valongo

    foto
    O Município de Valongo ressalvou em comunicado que tem feito uma «fortíssima aposta» na promoção do livro e da leitura através de vários projetos e atividades, destacando-se o projeto "Ler Não Custa Nada", que elimina a barreira económica ao adquirir e disponibilizar aos munícipes os livros que eles querem ler, mas não conseguem comprar.

    Basta estar inscrito como leitor da Biblioteca para sugerir os títulos/autores que quer, que o Município compra os livros e disponibilizando-os de imediato no catálogo da Biblioteca.

    Desenvolvido desde 2014 pela Câmara Municipal de Valongo para facilitar o acesso aos livros e à leitura, em 2021, o projeto "Ler Não Custa Nada" alargou o âmbito de atuação aos jornais e revistas disponibilizando a todos os leitores inscritos o acesso gratuito a mais de 7.000 edições digitais através do PressReader.

    Na próxima sexta-feira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, o projeto "Ler Não Custa Nada" vai chegar também ao universo dos funcionários do Município de Valongo, tendo como objetivo promover o gosto pela leitura e pelo livro junto dos funcionários do Município de Valongo, através do fornecimento de livros gratuitos nos espaços camarários.

    Os funcionários vão ter à sua disposição alguns livros entre os quais pode escolher o que mais lhe aprouver podendo usufruir da leitura de um livro durante as suas pausas de trabalho (por exemplo, hora de almoço).

    No total, serão instaladas 35 estantes com livros em todos os espaços municipais – edifício da Câmara Municipal, Oficina da Regueifa e do Biscoito, Museu e Arquivo Municipal, Fórum Vallis Longus, CPCJ de Valongo, Plataforma Solidária, Fórum Cultural de Ermesinde, Edifício Faria Sampaio, Vila Beatriz, Casa da Juventude, Oficinas Municipais, Centro Médico Veterinário, Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, Espaço Internet, Horto Municipal, Proteção Civil, todos os Espaços do Cidadão, todos os pavilhões municipais, todas as piscinas municipais.

    Mensalmente, os livros serão trocados de forma a permitir uma fluidez de títulos.

    «Ler aguça os sentidos, amplia os horizontes, mostra diferentes ideias e dimensões. Torna-nos melhores seres humanos ao contribuir para o bem-estar cognitivo, desenvolvimento da criatividade, da comunicação, da imaginação e do senso crítico», considera o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que impulsionou o projeto Ler Não Custa Nada logo no início do atual ciclo governativo.

    Com mais esta iniciativa, agora dirigida aos trabalhadores municipais, o autarca pretende que «a leitura faça parte do dia-a-dia de todos os funcionários, sem exceção».

    Sendo a promoção da leitura e dos livros uma marca distintiva do Município de Valongo, fazem também parte deste desígnio as iniciativas Onomatopeia - Festival de Literatura Infantojuvenil que integra o Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, Manifestum - arte de dizer e BIOtecas, entre outros projetos detalhados no dossiê em anexo.

    LEITURA EM NÚMEROS:

    - 15.000 leitores inscritos em 2023 (são efetivamente 14.603, embora fosse arredondado para ficar coerente com comunicações anteriores)

    - 3.000 leitores inscritos em 2013

    - 10.000 visitantes em 2023

    - 25.289 visitantes em 2022

    - 5190 requisições em 2014

    - 18.373 requisições em 2022

    - 89 809,41 euros total de investimento em aquisição de livros - (inclui bibliotecas escolares)

    - 68 115,00 euros de investimento realizado em aquisição de livros nas bibliotecas municipais - período entre 2014 e 2022

    - 21 694,41euros de investimento realizado nas bibliotecas escolares - período entre 2017 (ano de início do processo das bibliotecas escolares) e 2022.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].