Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Literatura


    foto
    LER É O MELHOR REMÉDIO (5)

    “A Firma”

    foto
    O livro deste trimestre remete-nos para um registo ainda não versado nesta série de crónicas: um registo de ação, dinâmico, pejado de perigos, aventuras e maus da fita. Com efeito, trata-se de um thriller muito bem concebido e o segundo livro publicado por um escritor já bastante conhecido e aclamado no seio deste género literário, John Grisham. Nascido em 1955, exerceu advocacia antes de se dedicar exclusivamente à escrita e tornou-se um dos escritores norte-americanos com maior sucesso de vendas. Estreou-se em 1989 com a publicação de “Hora de Matar” e no ano passado chegou à meia centena de obras publicadas.

    Quanto ao nosso livro, este conta a história de um brilhante e recém-formado estudante de Direito, Mitchell McDeere (Mitch), que encontra numa discreta e exclusiva firma de Memphis – a Bendini, Lambert & Locke – aquilo que parece ser um trabalho de sonho. De facto, além de regalias extraordinárias, há a promessa de um ordenado chorudo e uma reforma como milionário antes dos 50 anos. Enquanto Mitch se esfalfa nos primeiros tempos, trabalhando 60 horas por semana, Abby (a sua namorada) entristece-se com a sua ausência e irrita-se com os remoques acerca da vida privada do casal veiculados por pessoas ligadas à firma, que não parecem característicos de uma empresa, mas sim de uma família… Absorvido pelo trabalho, inicialmente Mitch não suspeita de nada, no entanto, o contacto de um agente do FBI e duas mortes acidentais de advogados da firma na Grande Caimão suscitam a sua curiosidade e apreensão. À medida que Mitch se embrenha mais nos assuntos e na investigação das duas mortes começa a perceber que a observância dos princípios éticos está posta em causa, bem como a sua vida. Ao perceber que está sob escuta e vigiado pela firma e que o FBI está há anos a tentar reunir provas contra a firma, que constitui uma fachada de uma poderosa família do crime organizado, Mitch vê-se entre a espada e a parede. Ao decidir colaborar com o FBI dá por si obrigado a jogar um perigoso jogo duplo que irá levar até ao limite. O virar das páginas revela os esforços, riscos e peripécias da empreitada da recolha dos documentos incriminatórios contra a firma. Os acontecimentos sucedem-se a grande velocidade e com o suspense e reviravoltas típicas de um bom thriller. Para chegar a bom porto, Abby e Ray (irmão de Mitch) contam com a

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Para críticas e sugestões:

    [email protected].

    Por: Eduardo Tavares

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].