Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Vamos Cuidar de Quem Cuida: A Importância do Apoio Psicológico para Cuidadores Informais

    O processo de envelhecer é acompanhado de mudanças ou acontecimentos de vida, como a transferência de papéis e responsabilidades entre pais e filhos, principalmente quando os pais necessitam dos filhos para qualquer tipo de apoio. Esta inversão de papéis pode ser provocada pelo surgimento de doenças crónicas ou perdas cognitivas e funcionais que ocorrem com o avançar da idade.

    Na maioria das vezes, a responsabilidade de assistência é atribuída à família mais próxima, como os filhos ou cônjuge. O cuidador principal é a pessoa que dispensa grande parte do seu tempo nos cuidados ao idoso e a quem recai a maior responsabilidade, mesmo não sendo remunerado pelos serviços que presta.

    Esta atribuição de papel, por vezes, é impulsionada por valores culturais, falta de serviços adequados de cuidados formais ou carência de recursos financeiros. Por este motivo, habitualmente o cuidador não dispõe de informação clínica sobre o estado de saúde da pessoa cuidada e na maioria das vezes não tem conhecimentos técnicos e científicos sobre o cuidado propriamente dito. Na maior parte dos casos, não existe preparação, informação nem treino para o desempenho deste papel, levando o cuidador a enfrentar uma elevada carga física e emocional.

    Cuidar de alguém pode trazer grande satisfação e gratificação, mas também dor, cansaço, medo e sensação de perda. Por este motivo, é importante que os cuidadores estejam atentos a estes sinais e peçam ajuda, de forma a tornar o papel de cuidador com o mínimo prejuízo. O apoio psicológico é fundamental para ajudar os cuidadores a lidar com o stress e as exigências emocionais que acompanham essa responsabilidade.

    Deste modo, na Casa do Povo de Ermesinde, foi criado

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Joana Lopes*

    * Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].