Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    A Diabetes, sabe o que é?

    A diabetes Mellitus é uma doença crónica amplamente conhecida na população em geral, sendo prevalente em Portugal (cerca de 13,1% da população, entre os 20 e os 79 anos), assim como no resto do mundo. De certeza que conhece, na sua família ou círculo mais alargado, alguma pessoa com diabetes. Mas sabe em que consiste esta doença?

    A diabetes Mellitus engloba um conjunto de patologias caracterizadas pelo anormal metabolismo da glicose (“açúcar”) no sangue. Existe o tipo 1, tipo 2 (o mais frequente), diabetes gestacional (que surge durante a gravidez) e outros tipos menos comuns.

    O diagnóstico desta doença faz-se quando se verifica pelo menos um dos seguintes critérios, de acordo com as normas da Direção Geral da Saúde:

    • Glicemia em jejum maior ou igual a 126 mg/dL (em duas ocasiões distintas)

    • Glicemia maior ou igual a 200 mg/dL às 2 horas na Prova de Tolerância à Glicose Oral (PTGO)

    • Glicemia maior ou igual a 200 mg/dL em qualquer ocasião desde que acompanhada dos sintomas de Diabetes mellitus

    • Hemoglobina glicosilada (Hgb A1c) maior ou igual a 6,5%.

    Outras associações de relevo, como a Associação Americana de Diabetes (ADA) atualizam frequentemente estas recomendações.

    No que diz respeito aos sintomas, de uma forma geral:

    • Diabetes Mellitus tipo 1 – o doente nota perda de peso, aumento da sede e fome, assim como o número de vezes que urina em grande quantidade.

    • Diabetes Mellitus tipo 2 – frequentemente não se verificam sintomas e este tipo de diabetes é diagnosticado em análises de rotina. Se se verificarem, os sintomas podem ser semelhantes aos previamente descritos. O doente pode notar, contudo, maior dificuldade na cicatrização de feridas e no surgimento de infeções mais frequentemente.

    Quanto aos fatores de risco, no que diz respeito à diabetes Mellitus tipo 1, estes não são bem conhecidos, mas fatores genéticos parecem estar associados a esta patologia, contrastando com a diabetes Mellitus tipo 2. Neste caso, excesso de peso ou obesidade, estilo de vida sedentário, idade avançada, erros alimentares ou familiares com diabetes, constituem fatores de risco mais evidentes.

    foto
    Sendo a própria diabetes Mellitus um fator de risco muito importante para doenças cardiovasculares, nas quais está incluída a dislipidemia (“colesterol alto”), mencionado no volume anterior, a hipertensão arterial e o tabagismo, por exemplo, é fundamental que a diabetes esteja bem controlada para impedir o desenvolvimento de complicações desta doença.

    As complicações crónicas da diabetes podem já estar presentes no momento de diagnóstico da doença, nomeadamente na diabetes Mellitus tipo 2. Estas podem ser, de uma forma global, divididas entre complicações microvasculares ou macrovasculares, dependendo do calibre dos vasos sanguíneos afetados.

    • Complicações microvasculares incluem doenças nos rins (nefropatia), olhos (retinopatia) e do sistema nervoso (neuropatias de vários tipos).

    • Complicações macrovasculares referem-se a doenças do coração (doença coronária), do cérebro (AVC e AIT) e das artérias (disfunção erétil e doença arterial periférica).

    No que concerne a complicações desta doença, reforça-se a importância de vigilância das extremidades dos doentes, o conhecido “pé diabético”, que muitas vezes conduz a amputações dos membros inferiores.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    *Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

    *Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Darque - Unidade Local de Saúde do Alto Minho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].