Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    MITOCÔNDRIA

    É um organelo celular, ou seja, um pequeníssimo órgão da célula viva. Por muito estranho que pareça, a mitocôndria comporta-se como uma minúscula bactéria dentro da própria célula e é o órgão gerador de energia biológica de que a célula se serve para viver. A mitocôndria tem um ADN próprio (código genético próprio), que nada tem a ver com o código genético propriamente dito da pessoa. Por motivo que seria muito interessante desenvolver, o ADN mitocondrial só se transmite por linhagem feminina, isto é, o ADN mitocondrial de cada um de nós veio-nos, em exclusivo, da nossa mãe. Os homens não transmitem o seu ADN mitocondrial. Tema de estudo para os mais curiosos. Assim como poderá ser objeto de estudo a seguinte afirmação (com a qual nem todos os estudiosos estão de acordo): a simbiose entre uma minúscula célula procariota (futura mitocôndria) e uma célula procariota maior (arquea) deu origem às células eucariotas de que se compõem a totalidade dos seres pluricelulares atuais.

    NEOPLASIA

    É o termo médico do tumor maligno ou carcinoma. Podemos ter, portanto, neoplasia da tiroide, do estômago, do rim, do ovário, etc. Todos os órgãos humanos podem sofrer de um tipo qualquer de neoplasia. Algumas neoplasias, pela sua frequência e pela facilidade de serem detetadas precocemente, estão incluídas em programas de rastreio – exames feitos a pessoas aparentemente normais para detetar precocemente algum tipo de cancro. Exemplos: intestino, mama, próstata, útero.

    foto

    NEURÓNIO

    É a célula nervosa. As maiores células do corpo humano são os neurónios, que podem ter cerca de 1 metro de comprimento. Apesar deste tamanho, só são visíveis por microscopia, pois são extremamente finas. O neurónio motor dum músculo do pé tem origem na medula espinal, na região lombar, e só termina nesse músculo. O neurónio é responsável pela transmissão do sinal elétrico para a contração do músculo (ver abaixo).

    NEUROTRANSMISSOR

    É uma substância química de que o organismo se serve para transmitir sinais nervosos. Um exemplo: alguém quer mexer um pé. Existe uma expressão de vontade que se inicia no cérebro. Dentro do próprio cérebro vai haver alguns neurónios que vão transmitir uma série de “ordens”. Essas ordens chegam finalmente à medula espinal. Mas esta ordem vai passar ainda para outro neurónio que se inicia na medula espinal e vai terminar num músculo do pé. Ou seja, pelo caminho vai haver uma série de interruptores através dos quais o impulso nervoso vai passar até chegar ao correspondente músculo. Esses interruptores existem na união de dois neurónios e o sinal que atravessa essa união é mediado por uma substância química – o neurotransmissor. Existem vários: a Noradrenalina, a Acetilcolina, a Serotonina, a Glutamina, etc.

    foto

    NEUTRÓFILO

    É um dos tipos de Glóbulos Brancos (Leucócitos) e é o mais abundante de todos, sendo responsável por importantes funções de defesa do organismo. Outros Glóbulos Brancos são os Linfócitos, os Eosinófilos e ainda outros, cada um com as suas funções próprias.

    NISTAGMO

    É um movimento rápido dos olhos no plano horizontal. Normalmente é um sinal de doença e o primeiro médico especialista a procurar é o Neurologista.

    NOCTÚRIA

    Em termos muito populares é o “fazer xixi na cama”. Toda a criança até cerca dos 3 anos tem de dormir com uma fralda porque não consegue controlar a emissão noturna de urina. Só a partir dessa idade é que começa a adquirir essa capacidade. Pelo que a partir dessa idade “fazer xixi na cama” não é normal. É preciso, porém, perceber que há crianças que “fazem xixi na cama” sem que isso seja sinal de qualquer doença. Mas é necessário estudar a situação e encontrar uma solução. A situação mais vulgar é a seguinte: uma criança é, por norma, muito ativa e passa a maior parte do dia de pé, a correr e andar dum lado para o outro. Vai acumulando líquidos na parte inferior do corpo, nomeadamente pernas. Quando se deita, os rins eliminam esse excesso de líquidos através da urina e isso ocorre nos primeiros minutos após se deitar. Ora, o “fazer xixi antes de ir para a cama” é muito importante, mas nem sempre é suficiente. Nessa altura aconselha-se os pais da criança a acordá-la ao fim de 1 hora após se deitar para que ela urine de novo. E na maior parte das situações isso é o bastante. Porém, a noctúria do adulto é sempre motivo a estudar, pois pode haver doenças renais, cardíacas, neurológicas ou mentais que levem a essa desagradável situação.

    NOTIFICAÇÃO (obrigatória de doença)

    Há doenças cujo diagnóstico obriga a notificação (comunicação) às autoridades de saúde. Normalmente tratam-se de doenças infeciosas e a notificação serve para acompanhar a sua disseminação pela comunidade e decisão de medidas a tomar para a evitar. A lista de Doenças de Notificação obrigatória consta de Despacho emitido pela Direção Geral de Saúde e vincula todos os médicos de serviços públicos e privados.

    NUCLEAR (medicina)

    Ramo da medicina que utiliza substâncias radioativas para diagnóstico ou tratamento de certas doenças, normalmente malignas. Existem substâncias que libertam radiação. São as substâncias radioativas (cobalto, plutónio, tecnécio, urânio etc.). Esta radiação normalmente não é benéfica para o organismo, pois destrói células ou pode danificar o ADN, causando um tumor maligno. Porém,

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].