Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Seniores do CPN garantem permanência na Liga Feminina

    Foto FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL
    Foto FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL
    Ao vencer o Vagos por 61-49 na derradeira jornada (22.ª) da Liga Betclic Feminina, o CPN/Imopartner garantiu a permanência no principal escalão do basquetebol nacional.

    Realizado no dia 26 de março no Pavilhão Municipal de Ermesinde, este foi um jogo de emoções, já que só a vitória interessava a qualquer um dos conjuntos para continuar entre a elite do “basket” feminino português na próxima temporada.

    Era pois um jogo (na imagem) do tudo ou nada, quem perdesse descia de divisão, sendo que as cepeenistas tinham pela frente um experiente conjunto do Vagos, clube com muita tradição na Liga Feminina, tendo já sido campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Perante um pavilhão cheio e com um grande ambiente, o CPN/Imopartner entrou bem no jogo e chegou ao intervalo a vencer por 26-20. A equipa do Vagos reagiu e a meio do 3.º quarto passa dois pontos para a frente do marcador. Porém, a jovem equipa ermesindense reagiu e rapidamente passa novamente para a frente do marcador e acaba o 3.º quarto a vencer por 42-32.

    No último quarto o conjunto de Ermesinde ainda aumentou a vantagem e acabou por vencer por 12 pontos de diferença, assegurando assim, mais um ano, a sua participação na maior competição de basquetebol nacional feminina.

    De destacar o grande ambiente que se fez sentir no pavilhão, com muito público, que com o seu apoio foi determinante na vitória cepeenista. Apoio que veio também das atletas do mini-basquete e de todos os restantes escalões do basket do CPN.

    No plano individual destaque para a atleta Mykea Gray, com 23 pontos e 7 roubos de bola. Genial esta pequena grande jogadora, com uma inteligência e visão de jogo acima da média. Ana Pinheiro, com 8 pontos na conta pessoal, mostrou uma alma enorme. Esta jovem 17 anos, internacional, ainda com a idade de sub-18, mostrou uma capacidade defensiva extraordinária, nunca desistindo de nenhuma bola, tendo sido um excelente exemplo para todas as atletas mais jovens e menos jovens do clube. Isabel Quevedo, com 11 pontos, 16 ressaltos e 7-7 de lance-livre, foi outra jovem (de 19 anos) em grande destaque neste decisivo encontro. Alison, com 11 pontos e 10 ressaltos e Laura Silva (com 18 anos), com 4 pontos, e uma performance excelente na defesa, também foram destaques nesta importante vitória cepeenista.

    Além desta equipa fizeram também parte do plantel as seguintes atletas que alcançaram esta permanência na Liga Betclic Feminina: Mariana Pereira, Natália Santos, Rita Santos, Ana Lages, Carolina Quaresma, Sara Peres, Beatriz Rodrigues e Mariana Ribeiro. O plantel foi integrado ainda pelas atletas do escalão de sub-18, Matilde Pereira, Vitória Penteado e Carolina Ferreira.

    Na conclusão da fase regular desta Liga Betclic Feminina é ainda de realçar que a cepeenista Isabel Quevedo foi a melhor ressaltadora da competição, ao passo que Mykea Gray foi a segunda melhor marcadora de pontos da prova.

    Em termos classificativos o CPN/Imopartner terminou esta fase regular da Liga em 10.º lugar, com 29 pontos, ao passo que para os play-off seguem os conjuntos do Benfica, União Sportiva, GDESSA Barreiro, Esgueira, Quinta dos Lombos, Escola Francisco Franco, CAB Madeira e Imortal. Descem de divisão o Vagos e o Olivais.

    Nas palavras dos responsáveis pela secção de basquetebol do CPN esta foi uma época brilhante, com apoios «quase insignificantes e pondo em sérios riscos à continuidade do projeto, o que, se isso vier a acontecer, será uma grande perda para a cidade de Ermesinde como para o concelho de Valongo», lembram ao nosso jornal.

    Nesta espécie de balanço os responsáveis pela secção dizem ainda esperar que «o comércio local, bem como as entidades do concelho, a Junta de Freguesia de Ermesinde e a Câmara de Valongo, vejam com outros olhos o projeto do basquetebol feminino do CPN, que conta com mais de 200 atletas, sem contabilizar as centenas de atletas, estudantes onde levam o basquetebol desde a pré-primária até ao ciclo, passando por infantários, etc. Além do projeto do basquetebol masculino, que arrancou este ano com o escalão de sub-14 e que para a próxima época terá o escalão de sub-16. Isto, dando continuidade ao nosso baby-basket, aberto a atletas desde os 3 anos de idade, indo até ao escalão de sub-12, com duas equipas em todos os escalões, incluindo os sub-8 e os sub-10».

    Ainda no plano sénior destaque para a inédita presença do CPN na final four da Taça de Portugal na variante feminina. A fase final da prova realizou-se no Pavilhão Municipal de Pedrouços (Maia) nos dias 11 e 12 de março, e para além da equipa da nossa cidade contou com a presença dos conjuntos da Quinta dos Lombos, do Benfica, e do Galitos. O CPN/Imopartner seria derrotado nas meias-finais pelo Benfica, por 44-57, sendo que na final a Quinta dos Lombos ergueu a taça após vencer as encarnadas de Lisboa por 53-51.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].