Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DA AGORÁRTE / UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Agorárte comemora o 20.° aniversário

    As Adufeiras da USE
    As Adufeiras da USE
    Nos dias 17 e 18 de março decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde o primeiro momento da festa comemorativa do 20.° aniversário da Agorárte – Associação Cultural e Artística, a que assistiram mais de 500 pessoas. O 2.º momento da celebração festiva das suas duas décadas ocorrerá em conjunto com a Semana Aberta da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), no próximo mês de junho.

    1.º Dia (sexta-feira, 17 de março)

    No 1.º dia (sexta-feira), o Auditório do Fórum encheu-se de associados e convidados, estando presente, também, toda a direção, o vereador da Câmara de Valongo em representação do executivo, Ivo Neves, e o presidente da Junta da Freguesia de Ermesinde, João Morgado, bem como dirigentes de outras instituições de Ermesinde.

    Depois das boas-vindas dadas pelo presidente da direção associação aniversariante, Manuel Dias, que lembrou a Exposição da entrada, onde estão expostos belos trabalhos de pintura, de bordados e artes decorativas, executados pelos alunos dessas disciplinas da USE, o espetáculo começou com a atuação dos Jograis do Leça, coordenados pelo Dr. Manuel Friães, que foram muito aplaudidos. Seguiu-se um momento dedicado à saúde, com uma pequena palestra proferida pelo Dr. Alcino Branco, sobre a melhor forma de prevenir um AVC.

    Dr. Alcino Branco profere a conferência sobre a prevenção do AVC
    Dr. Alcino Branco profere a conferência sobre a prevenção do AVC
    O Cante Norte, único grupo de cante alentejano a norte de Lisboa, deslumbrou o auditório, agora na sua constituição mista, também sob regência do Dr. Manuel Friães.

    Os espetadores entusiasmaram-se com o ponto seguinte do programa, a revelação da fadista Maria Helena, também aluna da USE, cuja atuação foi muito apreciada pelos presentes.

    A professora Paula Mota obrigou a assistência a levantar-se dos assentos e a mover-se ao som da música, enquanto se preparava a última atuação do programa do dia, a subida ao palco do “Cantigas d’Ouvido”, o grande grupo coral da Universidade Sénior de Ermesinde, também ele ensaiado pelo Prof. Manuel Friães. Acabou assim o 1.° dia com chave de ouro, com a entoação de várias canções, a última das quais o Hino da Universidade, que muitos dos estudantes presentes também cantaram.

    A fadista Maria Helena
    A fadista Maria Helena
    O encerramento foi feito, como estava previsto, pela vice-presidente da direção, Ilda Pinheiro, que agradeceu a presença de todos, nomeadamente do presidente da Junta da Freguesia e pediu para que no dia seguinte, sábado, todos voltassem a este auditório onde a festa haveria de continuar.

    2.º Dia (sábado, 18 de março)

    No dia 18 de março, novamente no Auditório do Fórum Cultural de Ermesinde, decorreu o 2.° dia das comemorações dos 20 anos de existência da Agorárte, associação já com créditos firmados no tecido associativo-cultural da cidade.

    Atuação da Tuna da US de Rio Tinto
    Atuação da Tuna da US de Rio Tinto
    No início da sessão, o presidente da associação, Manuel Dias, apresentou todos os membros da atual Direção à assistência que voltou a encher a sala e falou das duas décadas de história da Agorárte (que se completariam três dias depois, a 21 de março, Dia Mundial da Poesia), dos seus fundadores (um dos quais esteve presente, para além de fundador, foi o presidente histórico e é ainda o Reitor da Universidade Sénior de Ermesinde, o Prof. Carlos Faria) e de alguns dos seus eventos, demorando-se mais tempo com aquela que é a sua principal valência – a USE.

    Um dos pontos altos do dia foi a atuação do grupo convidado - a “Tuna da Universidade Sénior de Rio Tinto”, que muito apreciada foi pela ampla assistência, tendo havido no final troca de lembranças entre as duas universidades e a promessa de uma maior parceria entre as duas instituições, vizinhas e amigas.

    O programa continuou até ao fim do dia, com a “prata da casa”: Adufeiras da USE, ÁgoraTeatro e Grupo de Danças Tradicionais.

    O bolo do 20.º aniversário da Ágorarte
    O bolo do 20.º aniversário da Ágorarte
    As Adufeiras da USE, que já ultrapassaram as fronteiras do concelho e do distrito com excelentes atuações, interpretando, a cantar e a tocar o adufe, bonitas cantigas da Beira Baixa, mostraram mais uma vez a sua qualidade, dirigidas pelo maestro, Prof. Manuel Friães.

    O Grupo ÁgoraTeatro mostrou à assistência porque deve estar presente na Sala das Artes, em Valongo, no dia 5 de maio, às 21h30. Nesse dia estreia a peça que o grupo da USE, encenado pela Prof. Benvinda, vai apresentar na Mostra de Teatro de Valongo, e de que, nesta festa, reproduziu uma aula-ensaio, muito bem conseguida, que deu para perceber que coisas sérias também se podem tratar a rir, ou a fazer rir...

    O Grupo de Danças Tradicionais, coordenado pela dupla de Professores Adélia e António Peixoto, encerrou com chave de ouro a parte do espetáculo propriamente dito deste 2.º dia da comemoração do 20.° aniversário da Agorárte. Interpretou 9 modas do seu repertório que foram do inteiro agrado da assistência que não se cansou de aplaudir. Refira-se que este grupo da USE também já é bem conhecido no concelho de Valongo e nos concelhos limítrofes e até em alguns mais distantes, tantas têm sido as solicitações para a sua atuação.

    No final foram apresentadas fotos de alguns eventos da responsabilidade da Agorárte e da USE, nos últimos tempos.

    A festa terminou com um lanche-convívio e com o tradicional “Parabéns a Você” à jovem Agorárte!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].