Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2023

    SECÇÃO: Destaque


    Cerca de 850 atletas homenageados na Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    O Pavilhão Municipal de Sobrado acolheu nos dias 25 e 26 de março a Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo.

    Esta iniciativa da Câmara Municipal de Valongo (CMV) tem como objetivo homenagear e reconhecer os feitos do movimento associativo desportivo local, individual e coletivamente, referente às épocas desportivas entre os anos de 2018 e de 2022.

    Foram cerca de 850 os homenageados, naturais ou residentes no concelho, bem como atletas das associações desportivas/clubes locais que se destacaram em Campeonatos do Mundo (até ao 3.º classificado); em Campeonatos da Europa (até ao 3.º classificado), que tenham sido campeões nacionais/vencedores da Taça de Portugal; que tenham representado as Seleções Nacionais; que tenham sido campeões regionais/distritais; e que tenham participado em subidas de divisão; bem como os presidentes dos clubes locais cujos atletas/equipas alcançaram títulos de campeões.

    foto
    Na gala marcaram presença vários autarcas, desde logo o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, que na sua alocução no primeiro dia da gala destacou a importância deste evento, no sentido de reconhecer e partilhar aquilo que tem sido o sucesso individual e coletivo de todos os atletas, dirigentes, treinadores e famílias. «Não estamos só aqui a falar do sucesso desportivo, de vencer. O desporto é importante porque é uma escola de cidadania e de solidariedade, e portanto é por tudo isso que é importante reconhecer e partilhar aqueles que se destacam», frisou o autarca, acrescentando que de acordo com a sua visão «as sociedades vão mais longe quando temos o hábito de reconhecer o esforço e a dedicação». Mais à frente na sua intervenção recordou que o Município tem vindo a apoiar o desporto, anunciando que a CMV já comunicou aos dirigentes dos clubes que este ano irá fazer um «aumento considerável» no apoio anual aos clubes, «vão ser mais 20 e tal por centro naquele montante anual financeiro de apoio direto», disse.

    Como já referimos no início foram cerca de 850 os homenageados desta gala, um número elevado tendo em conta que nos últimos três anos o Município não realizou esta gala em virtude da pandemia, juntando assim este ano os homenageados dos últimos quatro anos.

    Na impossibilidade de mencionarmos a lista completa de homenageados, vamos lembrar alguns dos nomes afetos à nossa cidade que em Sobrado foram alvo de homenagem, e perdoem-nos desde já aqueles cujo nome não consta deste texto, por desconhecimento da nossa parte do facto de serem aqui residentes, ou de serem daqui naturais.

    foto
    No que diz respeito a homenageados com títulos Regionais e Distritais em modalidades individuais, o CPN viu os seus atletas Diogo Carvalho, Maria Fátima Cardoso, Pedro Leal e Pedro Rodrigues subirem ao palco para receber o diploma e a medalha. Firmino Miguel, e Rui Alves, ambos do Clube Zupper, também foram galardoados. Seguiu-se a homenagem às equipas vencedoras de títulos Regionais e Distritais das últimas quatro épocas desportivas, sendo que também nesta categoria o CPN foi chamado por diversas vezes ao palco. Senão vejamos. A equipa de andebol do escalão sub-20 foi distinguida pela conquista do título de Campeão Regional da 2.ª Divisão, na época de 2018/19; a equipa de Pesca Desportiva pela conquista do título de Campeão Regional de Pesca Desportiva à Boia em Água Doce e subida à 2.ª Divisão Nacional de clubes, na temporada de 2021/22; o conjunto de basquetebol do escalão de sub-19 pela conquista do título de Campeão Distrital, em 2018/19 e em 2019/20; o combinado de basquetebol do escalão de sub-14 pela conquista do título de Campeão Distrital, na época de 2021/22; e a equipa de basquetebol do escalão de sub-16 pela conquista do título de Campeão Distrital, em 2021/22.

    Também o Colégio de Ermesinde foi alvo de ampla homenagem nesta gala, graças à sua brilhante performance no voleibol. Assim, foram chamados ao palco várias duplas, a primeira delas composta por Francisco Pereira e Samuel Silva, pela conquista do título de Campeão Regional Gira+, no escalão sub-16-18 masculino, na época de 2018/19. Seguiram-se as duplas compostas por Matilde Almeida e Ema Silva na sequência da conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no escalão I Feminino, na época de 2018/19; Francisco Rocha e Tomás Diniz, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no escalão I Masculino, em 2018/19; Leonor Sousa e Matilde Ferreira, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no escalão II Feminino, na temporada de 2018/19; José Coelho e Rui Neto, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no escalão II Masculino, também em 2018/19; Mafalda Marques e Raquel Felgueiras, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, Nível II Feminino, em 2018/19; Frederico Ferreira e Gonçalo Batista, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, Nível II Masculino, igualmente na época de 2018/19; Diogo e Tiago, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no Escalão II Masculino, em 2021/22; Margarida e Joana, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no Escalão II Feminino, em 2021/22; Marques e Martim, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, no Escalão III Masculino, em 2021/22; Tomás e José, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, Nível II Masculino, em 2021/22; R. Bessa e João Ribeiro, pela conquista do título de Campeão Regional Gira+ Vólei, no escalão 16-18 Masculino, época 2021/22; e Dulce M. e Mariana N., pela conquista do título de Campeão Regional Gira+ Vólei, no escalão 16-18 Feminino, em 2021/22.

    foto
    Por sua vez, o Ermesinde Sport Clube 1936 foi galardoado por intermédio das suas equipas de futebol de sub-10/11, pela conquista do título de Campeão Distrital de Futebol 7 da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, em 2018/19; e pela do conjunto de Esperanças/sub-23, pela conquista do título de Campeão de Esperanças/ sub-23, em 2020/21.

    Também a Escola Secundária de Ermesinde recebeu vários galardões graças à prestação das suas equipas na modalidade de voleibol. De forma mais precisa foram homenageadas as duplas Inês Martins e Inês Ribeiro, pela conquista do título de Campeão Regional Gira+, no escalão sub-19-23 feminino, na época de 2018/19; Tiago Monteiro e Bruno Monteiro, pela conquista do título de Campeão Regional Gira+, no escalão sub-19-23 masculino, época 2018/19; Márcia Pinto e Ana Monteiro, pela conquista do título de Campeão Regional Gira+, no escalão >23 feminino, em 2018/19; Tiago Pinto e Emanuel Soares, pela conquista do título de Campeão Regional Gira+, no escalão >23 masculino, em 2018/19; e Inês Oliveira e Sofia Braga, pela conquista do título de Campeão Regional Gira Vólei, nível II Feminino, em 2021/22.

    Na noite seguinte (26 de março) realizou-se a segunda parte desta gala. Foram homenageados os atletas/clubes com títulos/pódios Mundiais, pódios Europeus, Campeões Nacionais e representações na Seleção Nacional em modalidades individuais, ao longo das últimas quatro épocas. Em termos de pódios mundiais Beatriz Mendonça, do Ermesinde Clube de Karaté, foi uma das galardoadas. No que concerne a pódios Europeus a Academia Karaté Kids, com os atletas Inês Marques, Íris Barros, Matilde Supico, Núria Silva, Rúben Rolo e Rita Rodrigues, foi também galardoada.

    foto
    Do CPN foram homenageadas Ana Pinheiro, e Carolina Moura. Na natação, o CPN viu também homenageados os atletas Carina Moreira, Hugo Ribeiro, José Augusto Ribeiro, Noemi Costa, Nuno Alves, e Soraia Ribeiro. Em representação do Clube Zupper receberam homenagem os atletas Ricardo Mendes e Susana Neta.

    Em termos de representações nacionais foram alvo de homenagem Agostinho Pinto, Carolina Silva, Francisca Teixeira, Natália Santos e Sara Peres, todos eles ligados ao CPN. No que concerne a equipas vencedoras de títulos nacionais, o CPN esteve em foco através da sua secção de basquetebol, pela conquista do título de Campeão Nacional de sub-19 femininos, em 2021/22.

    foto
    Já a Escola Secundária de Ermesinde foi galardoada graças ao título de campeãs nacionais e regionais de Gira+ de vólei pela dupla composta por Beatriz Pereira e Daniela Ribeiro, no escalão de sub-16-18 feminino, em 2018/19.

    Foram em seguida chamados – e homenageados - ao palco os dirigentes dos clubes, associações e diretores de Agrupamentos de Escolas que venceram títulos desportivos. Por parte do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Ana Maria Cortez foi receber o galardão, ao passo que Josué Morais, Nuno Abreu, António Ribeiro, Sílvia Freitas (representada nesta cerimónia pela vice-presidente do clube, Paula Sousa), e Rui Fernandes Almeida, respetivamente os presidentes do CPN, Clube Zupper, Colégio de Ermesinde, Ermesinde Karaté Clube, e do Ermesinde 1936, também levaram para os seus respetivos clubes um galardão de reconhecimento.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].