UMA QUESTÃO DE SAÚDE
Quais os benefícios da dieta vegetariana?
Uma alimentação saudável tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças crónicas muito prevalentes na população portuguesa, como a diabetes mellitus e hipertensão arterial. A dieta vegetariana, na qual predominam os produtos de origem vegetal, tem sido associada a um estilo de vida saudável e a uma menor probabilidade de desenvolver estas e outras doenças crónicas, como a obesidade e algumas formas de cancro. Assim, nas últimas décadas, com o aumento do conhecimento nas ciências da nutrição e do ambiente, tem aumentado a evidência científica a favor da maior presença de produtos de origem vegetal na nossa alimentação.
O vegetarianismo consiste num regime alimentar que utiliza predominantemente produtos de origem vegetal, excluindo a carne e o pescado. A base de uma dieta vegetariana é composta por hortícolas, fruta, leguminosas, cereais, frutos gordos e sementes.
Existem regimes variados de dietas vegetarianas. Com exceção da dieta vegetariana estrita, que exclui todos os alimentos de origem animal, a alimentação vegetariana pode-se classificar em:
• Ovolactovegetariana: exclui carne e pescado; inclui ovos e laticínios;
• Lactovegetariana: exclui carne, pescado e ovos; inclui laticínios;
• Ovovegetariana: exclui carne, pescado e laticínios; inclui ovos.
A descoberta de novas substâncias presentes nos produtos de origem vegetal, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de proteger as células (nomeadamente designados por carotenoides, flavonoides, isoflavonas, fitoesteróis, lignanas), aumentou o interesse pelo consumo de vegetais, em particular fruta e hortícolas.
Não obstante, com a adoção deste tipo de dietas, podem surgir deficiências nutricionais, uma vez que o processo de digestão proteica dos alimentos incluídos numa dieta vegetariana é menor do que a de uma dieta não vegetariana.
Os potenciais défices nutricionais associados à dieta vegetariana incluem:
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos
Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos
|