Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Quais os benefícios da dieta vegetariana?

    Uma alimentação saudável tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças crónicas muito prevalentes na população portuguesa, como a diabetes mellitus e hipertensão arterial. A dieta vegetariana, na qual predominam os produtos de origem vegetal, tem sido associada a um estilo de vida saudável e a uma menor probabilidade de desenvolver estas e outras doenças crónicas, como a obesidade e algumas formas de cancro. Assim, nas últimas décadas, com o aumento do conhecimento nas ciências da nutrição e do ambiente, tem aumentado a evidência científica a favor da maior presença de produtos de origem vegetal na nossa alimentação.

    O vegetarianismo consiste num regime alimentar que utiliza predominantemente produtos de origem vegetal, excluindo a carne e o pescado. A base de uma dieta vegetariana é composta por hortícolas, fruta, leguminosas, cereais, frutos gordos e sementes.

    Existem regimes variados de dietas vegetarianas. Com exceção da dieta vegetariana estrita, que exclui todos os alimentos de origem animal, a alimentação vegetariana pode-se classificar em:

    • Ovolactovegetariana: exclui carne e pescado; inclui ovos e laticínios;

    • Lactovegetariana: exclui carne, pescado e ovos; inclui laticínios;

    foto
    • Ovovegetariana: exclui carne, pescado e laticínios; inclui ovos.

    A descoberta de novas substâncias presentes nos produtos de origem vegetal, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de proteger as células (nomeadamente designados por carotenoides, flavonoides, isoflavonas, fitoesteróis, lignanas), aumentou o interesse pelo consumo de vegetais, em particular fruta e hortícolas.

    Não obstante, com a adoção deste tipo de dietas, podem surgir deficiências nutricionais, uma vez que o processo de digestão proteica dos alimentos incluídos numa dieta vegetariana é menor do que a de uma dieta não vegetariana.

    Os potenciais défices nutricionais associados à dieta vegetariana incluem:

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

    Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

    Outras Notícias

    · MEDICINA DE A a Z (Continuação)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.