Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Destaque


    Divulgados os 20 projetos vencedores da 9.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Foram divulgados no passado dia 5 de novembro os 20 projetos vencedores da 9ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV). A gala final realizou-se no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo, numa cerimónia onde foram também apresentadas as principais novidades da próxima edição deste projeto.

    Os cheques aos vencedores foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo vereador da Educação, Juventude e Cidadania, Orlando Rodrigues, numa cerimónia que contou com apontamentos culturais a cargo da Academia Tigre Branco e do grupo Move On Dance da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

    Nesta 9.ª edição do OPJV foram recebidos 183 projetos, tendo sido admitidos a votação 42 projetos. Votaram 2997 eleitores, correspondendo a um total de 8991 votos.

    Fiquemos então a conhecer os 20 projetos vencedores.

    Na categoria Extraescolar venceram os seguintes projetos: projeto “A Casinha das Serras” - Aquisição e implementação de uma casa de madeira, num local da Azenha a definir à posteriori, até ao limite da verba (teve 911 votos); projeto “Cinema Insuflável” - Implementação de sessões de cinema itinerante, em datas a definir à posteriori, até ao limite da verba (teve 497 votos); projeto “Olhares Sobre Valongo” - Colocação de um ou mais binóculos de observação num local a definir no concelho, até ao limite da verba (obteve 455 votos); projeto “Cinema Municipal” - Disponibilização de uma ou mais sessões de cinema, mediante disponibilidade de espaços e orçamento (teve 288 votos); projeto “Quem ama, cuida!” - Disponibilização de consultas check up para animais domésticos através da entrega de vouchers mediante concursos nas redes sociais (reuniu 191 votos); projeto “Futuro Verde” - Plantação de árvores consoante necessidades da CMV e promoção em audiovisuais, até ao limite da verba (teve 166 votos); e projeto “SOS Animal” - Disponibilização de workshops de primeiros socorros a animais, mediante inscrição prévia, até ao limite da verba (obteve 136 votos).

    foto
    Na categoria Escolar os projetos que ganharam foram: projeto “[email protected]” - Aquisição de painéis interativos para a EB Montes da Costa, até ao limite da verba (com 687 votos); projeto “BiblioTEC” - Aquisição de equipamentos tecnológicos para as Bibliotecas das Escolas Básicas 1º ciclo de Alfena (teve 430 votos); projeto “Aprendizagens Interativas” - Aquisição de painéis interativos para a EB da Costa, até ao limite da verba (reuniu 393 votos); projeto “Escolas Básicas mais divertidas” - Aquisição de equipamentos de som, exteriores, para as escolas básicas 1º ciclo de Campo, até ao limite da verba (com 334 votos); projeto “Estuda lá fora” - Colocação de mesas para exterior na EBS Campo, até ao limite da verba (com 318 votos); projeto “Equipamento TIC para os Cursos profissionais” - Aquisição de equipamentos tecnológicos especializados para a EBS de Campo, até ao limite da verba (teve 286 votos); e projeto “Ideia interativa” - Aquisição de um quadro interativo para cada uma das escolas básicas do 1º ciclo de Alfena (com 258 votos).

    Na categoria Gerações venceram: projeto “Rancho Infantil na Vila de Campo” - Promoção de workshops de ranchos folclóricos, nos JI’s e 1º ciclo de Campo, realizados por seniores (com 1023 votos); projeto “A oficina do mestre João” - Implementação de ateliers itinerantes pelo concelho, mediante disponibilidade de espaços, até ao limite da verba (com 761 votos); projeto “Torneio das três Serras” - Criação de um torneio de jogos tradicionais, nas Serras de Valongo, com equipas intergeracionais (com 439 votos); projeto “Passeio com os idosos” - Implementação de um passeio entre gerações ao Gerês, mediante inscrições prévias, até ao limite da verba (com 381 votos); projeto “Geração Z ensina!” - Implementação de palestras sobre temas da atualidade, dirigidas aos seniores, até ao limite da verba mediante disponibilidade de espaços (que reuniu 151 votos); e projeto “De volta às Partilhas!” - Criação e disponibilização de uma peça de teatro sobre o livro “partilha de histórias” mediante disponibilidade de espaços (com 107 votos).

    OPJV AUMENTA PARA 250.000 euros E CRIA A CATEGORIA VERDE

    foto
    «O Município de Valongo é já uma referência nacional e internacional na implementação de orçamentos participativos. Mas queremos fazer cada vez mais e melhor. Por isso, no arranque do 10.º OPJV vamos aumentar a dotação global para 250 mil euros e criar a categoria Verde, para promover a educação ambiental e o combate às alterações climáticas», revelou José Manuel Ribeiro, acrescentando que «vamos continuar a ser embaixadores verdes e a honrar o European Green Leaf Award, que a Comissão Europeia nos distinguiu em 2022».

    A autarquia recordou que o OPJV foi lançado em 2014, e «tem vindo a evoluir todos os anos, sempre com o objetivo de envolver os jovens (dos 6 aos 35 anos) e motivá-los a intervir de uma forma mais construtiva e participativa nos atos de decisão e implementação de iniciativas de interesse público».

    «A adesão a este projeto tem vindo a ser de tal maneira positiva que o executivo municipal tem vindo a duplicar, consecutivamente, a verba a ele destinado assim como o número de projetos vencedores. Na primeira edição (2014), foi disponibilizada a verba de 10.000€ para a concretização de um projeto. Na segunda edição (2015), para dois projetos, foi adstrito o valor de 20.000 euros. Na edição de 2016 (3ª edição), os 10.000 euros foram atribuídos a quatro vencedores. Na edição de 2017 (4ª edição) foram atribuídos 10.000 euros a oito projetos. Na edição de 2018 (5ª edição) foram atribuídos 10.000 euros a doze projetos vencedores perfazendo um total de 120.000 euros. Nas edições de 2019 e 2020 (6ª e 7ª edição), foram atribuídos 10.000 euros a quinze projetos vencedores, perfazendo um total de 150.000 euros em cada uma. Na 8ª edição (2020/21), foram atribuídos 10.000 euros a vinte projetos vencedores, replicando-se na 9ª edição, que termina no próximo sábado, com a divulgação dos projetos vencedores nas categorias Escolar, Extraescolar e Gerações», lembrou a Câmara.

    «O sucesso desta iniciativa resulta da execução a 100% dos projetos vencedores», frisou José Manuel Ribeiro.

    Além da nova categoria Verde, na próxima edição serão também introduzidos novos critérios de exigência de admissão dos projetos, de modo a aperfeiçoar cada vez mais esta ferramenta de democracia participativa, reforçando a transparência das decisões. Será também envolvida a academia, através da Universidade de Aveiro, com o objetivo de avaliar o impacto do OPJV na comunidade.

    Entre as características diferenciadoras do OPJV, destacam-se ainda a categoria Gerações que incentiva criação de projetos intergeracionais e o incentivo à leitura, pois só podem votar jovens residentes ou estudantes no concelho que estejam inscritos na rede de Bibliotecas Municipais de Valongo.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].