Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Destaque


    ILUMINAÇÕES NATALÍCIAS DO CONCELHO LIGADAS MENOS DIAS E MENOS HORAS

    Câmara Municipal de Valongo vai reduzir em 56,93% o consumo energético da iluminação festiva

    foto
    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, informou na última sessão pública do executivo que nesta quadra natalícia a autarquia vai reduzir em 56,93% o consumo energético da iluminação festiva, a qual, nas suas palavras, inclui a maior Árvore de Natal do país, em Ermesinde; a Bola Gigante, em Valongo; e a decoração luminosa dos principais espaços públicos e equipamentos culturais do concelho.

    De acordo com a explicação do edil, a iluminação será reduzida no número de horas diárias (menos duas do que em 2021) e será ligada durante 41 dias, de 29 de novembro a 8 de janeiro (menos 27 dias em relação ao ano anterior). Assim, no total, a iluminação natalícia permanecerá ligada 205 horas (menos 271 horas, em relação ao ano anterior). De salientar que sempre foi utilizada tecnologia LED de baixo consumo.

    Esta medida surge como uma resposta ao desafio lançado pelo Governo para a poupança energética durante a quadra natalícia, conforme disse o autarca, referindo em nota de imprensa posterior à sessão camarária do passado dia 17 que «desta forma, é possível cumprir as medidas de poupança energética, sem prescindir da alegria e do encanto do Natal nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado».

    O PSD, pela voz de Miguel Santos, comentou - na reunião pública da Câmara - esta informação veiculada por José Manuel Ribeiro no período de antes da Ordem do Dia, começando por dizer que quanto «à Árvore de Natal não sei se é a maior do país, pois não andei lá a medir, mas se o senhor diz que é vamos acreditar. Agora uma coisa eu sei, é que é seguramente a árvore mais cara do país, porque pelas contas conhecidas no ano passado certamente que é». Mais à frente nesta sua intervenção, o vereador da oposição disse perceber o porquê da menção desta anunciada redução do consumo energético da iluminação festiva, «porque objetivamente em face da crise energética há uma censura social que vai ter reflexo nas iluminações de Natal. As pessoas estão atentas e sensibilizadas a isso, sobretudo quando pagam contas elevadas pelo consumo de energia». No seguimento desta sua alocução sobre os custos da Árvore de Natal de Ermesinde e da Bola Gigante de Valongo, o vereador social-democrata requereu à Câmara um documento «onde se possa verificar qual foi o consumo de energia da árvore mais cara do país e quiçá da bola mais cara, no ano passado, e qual a projeção do consumo de energia que vai ter para esta época natalícia».

    Na resposta, José Manuel Ribeiro disse iria fazer chegar a informação dos cálculos que os serviços fizeram, acrescentando que a CMV está a fazer aquilo que todo o país está a fazer. «Houve um desafio nacional para reduzir o consumo de energia elétrica, e o Município de Valongo disse sim. O que é de louvar é que os serviços fizeram-nos chegar uma proposta que nos permite poupar neste Natal, mantendo tudo ligado, mas com menos horas diárias, com menos dias de iluminação. Eu acho que isto é positivo», salientou o autarca.

    foto

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].