1.º Prémio do 3.º Concurso da Melhor Rabanada foi para Alfena
|
Marlene Silva Ferreira venceu o 1º prémio do concurso |
A Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), em conjunto com a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, organizou no passado dia 27 de novembro a 3.ª edição do concurso “A Melhor Rabanada”. O evento - que regressou ao nosso convívio após dois anos de interregno por força da pandemia - teve lugar no auditório da Junta, durante a tarde. O concurso contou com o apoio do Município de Valongo, da Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo e dos Bombeiros Voluntários Ermesinde (BVE), tendo ainda como parceiros a Academia Danciart, o Externato Santa Joana, e a Power Dance - Escola de Dança. Perante um auditório repleto, as meninas – e alguns meninos, também – destas três últimas entidades preencheram uma vasta e animada matiné com apontamentos de música, ballet e dança. Isto, enquanto o júri tinha a difícil missão de escolher a melhor rabanada. Este ano foram 10 os concorrentes a concurso, na sua maioria oriundos de Ermesinde, um número (relativamente baixo, se compararmos com edições anteriores) que nas palavras da Padeira-Mor da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo (CPRBV) , Rosa Maria Rocha, se fica a dever um pouco ao facto de estarmos num período de pós-pandemia, em que as pessoas ainda estão um pouco habituadas a ficar em casa, além de que o dia (chuvoso) não era muito convidativo a sair. Mesmo assim, e segundo nos confessou, a festa estava a correr muito bem, de forma animada, como se podia constatar no rosto do público.
|
O 2.º lugar ficou na posse de Carolina Moreira da Silva |
De referir que o júri do concurso era composto por um representante da JFE, que no caso foi o tesoureiro e também confrade da CPRBV, Miguel de Oliveira; por um membro desta última confraria, mais concretamente Diana Barnabé; por um representante dos BVE, o presidente da Direção Jorge Videira; pelo representante da Confraria Gastronómica da Rabanada, João Donga; e por um elemento aleatório do público. De sublinhar também que o valor das entradas neste evento e das inscrições no concurso reverteu a favor da associação humanitária dos bombeiros da nossa cidade.
Findas as atuações foi então a altura de anunciar os vencedores do concurso, e o primeiro prémio foi para Marlene Silva Ferreira, uma cidadã de Alfena. No segundo lugar ficou Carolina Moreira da Silva, ao passo que o pódio, por assim dizer, foi encerrado por Maria Luísa Mendes de Castro. Conforme foi referido pelos elementos do júri a tarefa em escolher a melhor rabanada foi muito difícil, até porque todas estavam muito boas, segundo confessaram, sendo que o vencedor foi determinado por pequenas particularidades. No discurso final, Rosa Maria Rocha frisaria que o mais importante neste concurso não é ganhar, mas sim participar e usufruir de uma tarde agradável como aquela havia sido. Além de que ao participar as pessoas estariam a contribuir para uma causa solidária, como é a de apoiar os bombeiros, como disse. Mais à frente, a Padeira-Mor da Confraria salientou a particularidade do primeiro prémio desta edição do concurso ter ido para Alfena, depois na primeira edição ter ficado em Ermesinde, e de no segundo ano ter ido para Valongo. Nas palavras de Rosa Maria Rocha isto é a prova de que neste concurso participam pessoas de todas as freguesias do concelho.
|
Maria Luísa Mendes de Castro ficou no 3.º lugar |
Uma nota para dizer que pela primeira vez este ano a organização decidiu atribuir uma menção honrosa às empresas que participaram no concurso. E esse prémio foi para o
(...)
leia esta notícia na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Por:
MB
|