Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Bibliotecas mais inclusivas:

    Valongo é o primeiro município do país a implementar pictogramas nas bibliotecas municipais

    foto
    «As bibliotecas do concelho de Valongo estão agora mais inclusivas, graças à adoção de pictogramas para facilitar a compreensão dos utilizadores. O Município é o primeiro do país a implementar oficialmente este tipo de linguagem», deu nota hoje a Câmara de Valongo.

    A autarquia explica que «idosos, crianças com dificuldades de aprendizagem ou pessoas que não falam português, por exemplo, têm agora a vida mais facilitada quando procuram uma das Bibliotecas Municipais de Valongo. O caminho da inclusão está a ser percorrido com a adoção de pictogramas para uma melhor compreensão de boletins informativos, normas de funcionamento, exposições culturais e outras informações na Biblioteca Municipal de Valongo e nos polos de Ermesinde e Alfena».

    O projeto teve início em abril de 2021 com o levantamento das necessidades dos visitantes das várias bibliotecas municipais. Seguiu-se a criação de pistas visuais apoiadas em pictogramas, isto é, elementos visuais que representam uma palavra ou ideia. Hoje, estas imagens estão implementadas de forma que idosos, crianças com dificuldades de aprendizagem ou pessoas que não falam português, entre outros públicos, possam visitar estes espaços com mais facilidade.

    No caso da Biblioteca Municipal de Valongo e do polo de leitura de Ermesinde, na Vila Beatriz, foram concebidas pistas visuais associadas à orientação nos diferentes espaços/salas, boletins informativos com pictogramas relativos às normas de funcionamento dos edifícios e ainda outros boletins pensados para os utilizadores – pedir um livro para ler, por exemplo, passa a estar acessível com recurso a um destes boletins.

    No caso do polo de Alfena, no Centro Cultural, é agora mais fácil encontrar livros infantojuvenis, por exemplo. Tudo graças à existência de pictogramas com sinalética que ajudam a identificar obras literárias de acordo com os grupos da Classificação Decimal Universal e com o público-alvo.

    «Com este passo inovador no sentido da inclusão, o Município de Valongo tornou-se, assim, o primeiro do país a implementar oficialmente este tipo de linguagem, apoiada nos pictogramas do Centro Aragonés para la Comunicación Aumentativa y Alternativa (ARASAAC). O projeto espanhol, financiado pelo governo de Aragão, conta com uma plataforma online onde podem ser consultadas todas estas imagens e símbolos».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].