Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Opinião


    foto
    VAMOS FALAR DE ASSOCIATIVISMO (47)

    Informação, comunicação e imagem e os Congressos

    No Plano de Atividades e Orçamento para 2022, a Confederação dá enorme importância a um tema sempre merecedor de grande atenção; Informação, comunicação e imagem.

    Se para a Confederação é merecedor das melhores atenções, também o é, para todo o movimento associativo popular.

    Não querendo correr o risco de qualquer pretensiosismo ou sentimento de arrogância, são evidenciadas várias intenções, de enorme importância, disponibilizadas como princípios orientadores da Confederação, com o objetivo de melhorar a comunicação associativa, como prática naturalmente assumida, na nossa comunicação em geral.

    Com as coletividades, com os associados, com as populações, com os vários poderes locais autárquicos e nacionais. Com todas as outras entidades do setor social.

    É clara a existência de experiências desenvolvidas por uma grande parte das coletividades a nível nacional, através da vida prática de cada coletividade quando fazem a publicitação das suas iniciativas, apelando assim à participação dos públicos nas suas atividades.

    Perante tal realidade, a divulgação realizada diretamente por cada uma, mesmo que não seja devidamente aproveitada, deve ser mais amplamente divulgada, utilizando um trabalho de colaboração em rede, para as tornar mais visíveis e mais disponíveis em sua defesa junto das populações.

    A comunicação do que fazemos no dia a dia, mês a mês, deve ser cada vez mais uma realidade na evidência dos nossos compromissos assumidos anualmente.

    Mas também como forma de salientar todo o trabalho realizado e dirigido por voluntários, que dedicam o seu tempo livre à sua comunidade. Como tal, trabalhar a nossa imagem, nas suas várias vertentes, é fundamental para a afirmação da responsabilidade e seriedade com que encaramos os compromissos assumidos, quando nos expomos perante outros.

    As disponibilidades hoje existentes são enormes. Assim, saibamos utilizar as possibilidades do ato de informar, de comunicar e em utilizar bem a imagem da nossa associação.

    Temos à nossa disposição, jornais regionais, em papel e digital, temos internet com todo o espaço de redes sociais permitidas, tv,s regionais e nacionais, jornais nacionais.

    foto

    ALGUMAS INDICAÇÕES DE COMO

    PRETENDEMOS TRABALHAR

    “Actualizar todos os contactos com toda a imprensa nacional, regional e local, obtendo contactos de jornalistas conhecidos. Proceder à criação de iniciativas para apresentação de propostas de forma criativa de forma a fazer passar a nossa mensagem. Enviar notas de comunicação das actividades a realizar, salientando também as realizadas anteriormente e os efeitos positivos conseguidos. Utilizar a indicação das fontes de comunicação para que o jornalista saiba a quem se dirigir caso necessário. Evidenciar as disponibilidades de um dirigente que possa falar sobre a actividade da respectiva associação” (PA/O 2022)

    Nada que localmente não possamos levar à prática salientando tais intenções. São algumas das propostas de trabalho a realizar, que qualquer coletividade pode e deve utilizar.

    Então estudemos o encontro de soluções para a divulgação do que fazemos. É recorrente a preocupação evidenciada por coletividades, quando não veem publicadas nas páginas de um jornal as suas iniciativas, por exemplo, em “A Voz de Ermesinde”, o resultado da sua atividade. Mas, também podemos perguntar porque não vamos nós, ao seu encontro(?)

    A COMUNICAÇÃO

    OS DOIS CONGRESSOS

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Adelino Soares*

    *CPCCRD

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].