Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    ESCOLIOSE

    Trata-se duma curvatura anormal da coluna vertebral. A coluna vertebral humana apresenta várias curvaturas normais. Mas deve ser rigorosamente vertical, sem apresentar qualquer curvatura para a direita ou para a esquerda. Se apresentar uma curvatura nestas direções, diz-se que sofre de escoliose. A situação provoca dor e desconforto e, se for muito grave, pode levar a uma grave deformação do todo o corpo da pessoa. O nome desta situação vem do facto de os estudantes, por vezes, adotarem uma posição torta quando sentados às suas mesas de estudo (a face assente no braço). Com o tempo a coluna adquire a curvatura anormal. O tratamento é preventivo. Mas quando ocorre, pode ser impossível reverter a situação. A fisioterapia e a natação podem atenuar o desconforto e reverter uma situação inicial. Em certos casos a cirurgia pode ajudar a reduzir a curva escoliótica.

    ESOFAGITE

    Inflamação do esófago. O esófago é o canal que liga a boca ao estômago, por onde os alimentos passam depois de engolidos. A principal razão de esofagite é a chamada “esofagite de reluxo”, na qual o esófago sofre com a presença de conteúdo do estômago, o que nunca deve acontecer. A mucosa do esófago é muito frágil e sensível e o contacto dos ácidos do estômago originam uma desagradável sensação de “queimor” atrás do peito. Esta situação deve ser imediatamente tratada com medicamentos antiácidos e o doente deve ser submetido a uma Endoscopia Digestiva (ver acima) para se avaliar a causa e promover um tratamento eficaz. Pode ser necessária cirurgia.

    ESPIROMETRIA

    Exame médico que estuda a função respiratória da pessoa. Consiste em respirar e fazer determinados exercícios respiratórios para dentro de uns tubos de um aparelho (espirómetro). O aparelho regista determinados valores e produz um gráfico, que é então estudado por um médico especialista em doenças respiratórias (pneumologista). É um exame fundamental no estudo, por exemplo, da asma.

    ESTEATOSE (HEPÁTICA)

    É um achado da ecografia ao fígado e muitas vezes referida por “fígado gordo”. Pode ser o primeiro sinal de doença do fígado e é comum em pessoas com o Colesterol elevado. Perante este achado, a pessoa deve estudar a função hepática através de análises. Se nada de alterado for encontrado, a pessoa deve ter cuidado com a alimentação (evitar alimentos gordos) e evitar tanto quanto possível a ingestão de bebidas alcoólicas, por si só muito agressivas para o fígado.

    ESTENOSE

    É aperto dum qualquer órgão tubular. Há estenose duma artéria, do esófago, do intestino, etc. Uma estenose pode comprometer a função do órgão e o tratamento, a ser necessário e possível, é cirúrgico. Uma estenose típica e séria é a estenose duma artéria do coração, que pode levar ao Enfarte Agudo do Miocárdio (ver acima).

    foto

    EVIDÊNCIA (MEDICINA

    BASEADA NA)

    Filosofia em que assenta o moderno pensamento médico. O diagnóstico e, principalmente, o tratamento de qualquer doença, segundo este método, deve basear-se na experiência universal e não na simples convicção pessoal. E essa experiência pode passar pela experimentação. Um exemplo: quer-se experimentar um novo medicamento para a Hipertensão Arterial. Seleciona-se um determinado número de pacientes sofrendo de Hipertensão Arterial. Metade deles recebe o medicamento que se quer estudar. A outra metade recebe o chamado placebo (nem faz bem, nem faz mal, é inerte). Ao fim de algum tempo verifica-se se o medicamento a estudar baixou, de facto, o valor de Tensão Arterial das pessoas que o tomaram. Esta descrição foi muito simplista, pois a experimentação humana é mais complexa. Mas deverá servir para as pessoas perceberem a filosofia que está por trás deste princípio da Medicina Baseada na Evidência. Nada de “experiência pessoal” ou simples ”palpite”. Ou o tratamento já foi estudado e comprovou-se a sua eficácia, ou não deve ser utilizado. Ou é “evidente”, ou não é. Por regra, todos os estudos médicos têm de passar por um crivo apertado de “revisão pelos pares”, isto é, por outros médicos especialistas no tema do estudo.

    EXPETORAÇÃO

    É o comum “escarro” e trata-se da libertação de secreções a partir do aparelho respiratório, normalmente através da tosse. É sempre considerado anormal, embora a maior parte das vezes não seja grave. Uma pessoa com expetoração, especialmente se for amarelada ou esverdeada, que não passe em dois ou três dias, deve ser observada por um médico, para o diagnóstico de eventual doença dos brônquios.

    EXTRASSÍSTOLE

    Trata-se duma alteração do batimento cardíaco. Pode ser normal, mas também pode ser sinal de doença do coração. O coração normalmente bate com um ritmo certo. Mas uma vez por outra pode haver um batimento fora desse ritmo. Raras vezes a pessoa nota. Mas se sentir que o coração não está a bater com um ritmo certo, o melhor é recorrer à observação dum médico, que provavelmente lhe irá pedir um eletrocardiograma (ver acima). Este exame permite estudar as extrassístoles e distinguir as normais das patológicas, que podem precisar de tratamento.

    FEBRE

    É um aumento anormal da temperatura corporal. O Ser Humano controla com muita eficiência a temperatura do seu corpo, cujo valor habitual ronda os 36,5°. Mas em algumas situações (infeções, por exemplo), esta temperatura aumenta para além da capacidade de controlo do organismo. Uma febre muito elevada pode provocar a morte do doente. Trata-se eficazmente com os chamados ”antipiréticos”, sendo o mais habitual o ”paracetamol”. Perante um aumento de temperatura corporal, a pessoa deve baixar a sua temperatura recorrendo aos antipiréticos. Mas se a febre for muito elevada (acima de 38,5°) ou durar mais de 3 dias, a pessoa deve ser observada por um médico.

    FEBRE DA CARRAÇA

    A carraça é um artrópode semelhante a um besouro pequeno, que se alimenta de sangue. É raro que uma pessoa que cumpra com a sua higiene básica seja picada por carraças, mas pode acontecer, especialmente crianças que ”façam festas” a cães pouco cuidados. Uma carraça pode passar para a sua pele e agarrar-se, introduzindo a mandíbula na pele para sugar sangue. O problema é que a cabeça da carraça normalmente está infetada com várias bactérias que vão provocar uma doença sistémica caraterizada por febre, mal-estar e uma erupção cutânea. Nem sempre se faz o diagnóstico de imediato e nem sempre é fácil encontrar alguma carraça. Se esta for encontrada, deve ser extraída com uma pinça colocada o mais próximo possível da pele. O tratamento consiste em antibióticos adequados e raras vezes deixa qualquer sequela.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Medico

     

    Outras Notícias

    · Glândulas suprarrenais: conhece?

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].